telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Veterinário: O meu animal está a tossir e a espirrar. Que medicamento lhe posso dar?

A dra. Carolina Rebelo responde!

TeleNovelas

iStock

Consultório veterinário, a nova rubrica semanal da sua TeleNovelas, presente em cada edição!

Se o seu animal está doente ,deve ser observado pelo médico veterinário para que possa fazer um diagnóstico apropriado e prescrever o tratamento mais adequado ao caso. Não devemos automedicar o nosso animal, pois podemos correr o risco de piorar a situação. E mesmo que os sintomas sejam parecidos com os de outra doença que já possam ter tido, não quer dizer que seja a mesma, pelo que o tratamento também não é o mesmo.
Apesar de sempre que o nosso animal está doente queremos que melhore rapidamente e para isso muitas vezes recorremos a medicamentos (para humanos) que estão em casa ou que são de fácil acesso na farmácia, a administração desses remédios pode ser extremamente nociva e até fatal para o seu animal.
Os animais têm um metabolismo e uma resposta farmacológica diferentes dos nossos, pelo que, mesmo em doses reduzidas, os nossos medicamentos podem ser bastante tóxicos. Medicamentos tão simples (como os que contêm paracetamol, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno) e que se encontram em todas as casas, uma vez administrados podem ter consequências muito graves, podendo mesmo levar à morte.
Lembre-se a prescrição de um medicamento para o seu animal é um ato médico-veterinário que deve ser realizado sempre na presença do animal.

Dra. Carolina Rebelo, fundadora da Saúde Animal 24 e Médica Veterinária

www.saudeanimal24.pt