telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

A solução para o fim das pulgas

A dra. Carolina Rebelo explica!

iStock

Tenho um gatinho com 8 meses que tem apanhado pulgas muito facilmente... Já lhe pus pipetas e dei comprimidos mas só estes resultaram. Porém, voltou a apanhar e desta vez está com muitas. Banho não gosta! Morde, é impossível! Não aceita a coleira. O que fazer? Disseram-me para não lhe dar mais comprimidos que lhe faz mal. Helena, por e-mail
Olá, Helena! Há gatos que são mais propensos a atrair pulgas do que outros e, com as diferentes amplitudes térmicas que temos tido nos últimos meses, cria-se o ambiente ideal para a proliferação desta praga.
Se já tentou diferentes opções de desparasitação, aconselho-a a que faça uma desinfestação em casa; as pulgas não vivem nos animais mas sim no meio circundante, pelo que seria aconselhável não só fazer a desinfestação da casa (recorrendo a profissionais que a realizem consoante o ciclo de vida da pulga para que mais tarde não volte a ter nova infestação), como a lavagem de todas as roupas (principalmente roupas de casa) a altas temperaturas e de novo a desparasitação do seu gato. Para que seja uma ação conjunta e os resultados sejam melhores e mais rápidos.
Relativamente à desparasitação do seu gato, deve obedecer a determinado intervalo para que não se torne tóxica (que varia de produto para produto). Se o seu animal continua com pulgas mesmo depois da desparasitação, deveria falar com o médico veterinário assistente sobre a eventual mudança de princípio ativo e de periodicidade.