telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Que cuidados devo ter com um novo cão?

A dra. Carolina Rebelo responde!

gilaxia

Quero oferecer um cão ao meu filho de 8 anos, mas, como nunca tive nenhum, não sei bem quais são as rotinas e como ensiná-lo para que faça as necessidades apenas na rua. Queria que fosse disciplinado e que o meu filho se encarregasse de tratar dele, para que também sentisse essa responsabilidade. O que devo fazer? Ana, por e-mail
Muitos parabéns pelo futuro novo membro da família. A aquisição de um cão pode e deve ser uma experiência extremamente gratificante mas requer alguma responsabilidade no que toca à sua saúde e ao seu bem-estar. A seleção e a aquisição de um cão deve ser tomada tendo em conta o espaço que se possui e o tipo de habitação. Eis outros cuidados!
Alimentação
Os cães devem ser alimentados com ração, quer na forma seca quer na forma húmida. Assim, ao escolher uma de boa qualidade, tem-se a certeza que o cão está a consumir todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida. Estes elementos estão formulados de forma equilibrada de maneira a serem facilmente absorvidos pelo animal e prevenindo problemas no futuro. Os cães devem ter sempre água disponível!

Vacinação
A vacinação é bastante importante para manter o seu cão saudável. É, sem dúvida, a primeira barreira contra as doenças.
É simples e pode até poupar a vida do seu animal.

Desparasitação
Os cães encontram-se muitas vezes infestados por parasitas externos (pulgas e carraças) ao nível da pele, do pelo e orelhas, e por parasitas internos (como as ténias e lombrigas) nos intestinos e nos pulmões. Estas infestações podem não só pôr a saúde do animal em risco como a do dono. Por isso, devemos prevenir a infestação através da desparasitação interna e externa.

Identificação
A Identificação Eletrónica é um meio utilizado para diminuir a perda ou roubo de cães e consiste na colocação de um microchip sob a pele do animal. Ele tem um número único no mundo registado numa base de dados em que ficam as características do cão assim como os contactos do tutor. A sua colocação é obrigatória. Após a identificação, deve ser efetuado o registo do animal no prazo de 30 dias na Junta de Freguesia da área de residência do tutor.

Assim que tiver o seu cão, deverá visitar o veterinário.