telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Como fazer com que o meu cão ladre menos?

A dra. Carolina Rebelo responde!

SensorSpot

O meu cão faz algum barulho, em especial à noite, quando nos vê chegar e, segundo me disseram, durante o dia, quando não estamos em casa. O que posso fazer para evitar que ele incomode os vizinhos? Rita, Lisboa

Olá, Rita! O facto de o seu cão fazer barulho quando chegam é uma manifestação de alegria/contentamento e o facto de o fazer durante o dia pode ser devido ao facto de se sentir sozinho. É importante, em primeiro lugar, perceber qual a razão pela qual ele ladra. Enquanto está sozinho, podem experimentar deixar o rádio ou a televisão ligados ou outro objeto que produza um som familiar quando estão em casa. Pode ter um brinquedo de que ele goste e apenas dar-lho durante o tempo em que está sozinho e também deixar uma peça de roupa sua para que sinta o seu cheiro.
Em relação ao facto de ladrar quando chegam a casa, tente, através de reforço positivo, que não tenha este comportamento. Por exemplo, não lhe dê uma festinha enquanto não se acalmar ou não entre em casa até relaxar. Se não resultar, aconselho-a a procurar um especialista em Comportamento Animal.