telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Ingerir insetos pode fazer mal aos gatos?

A dra. Carolina Rebelo responde!

SKashkin

Vivemos numa aldeia e, como é normal, aparecem vários tipos de insetos no nosso jardim. A minha gata comeu um. Não tenho a certeza de que tipo se tratava mas desconfio que tivesse sido um pequeno gafanhoto. Passados dois dias começou a estar muito quieta e sempre deitada, depois, ficou estranha. Agora, come muito pouco, bebe pouca água, passa o dia deitada e a única necessidade que faz é urina. Poderá ter sido do inseto que ingeriu? O que acha que devo fazer? Obrigada. Catarina, por e-mail

Apesar de não saber que tipo de inseto foi ingerido, com esse tipo de sintomatologia deverá dirigir-se imediatamente ao médico veterinário. Deve dizer-lhe a suspeita que tem, uma vez que pode ajudar no diagnóstico e consequentemente no rápido tratamento. Sempre que há ingestão (ou suspeita de ingestão) de um corpo estranho (objeto, inseto, outro animal) deverá dirigir-se imediatamente ao médico veterinário assistente, pelo perigo de toxicidade ou de perfuração ou obstrução ao longo de todo o trato gastrointestinal.

Mantenha-os longe do perigo
Para manter o seu bichinho longe de acidentes domésticos, deve ter alguns cuidados. Eles são curiosos e muitas vezes não percebem quando o perigo espreita. Mantenha os produtos de limpeza longe deles. O contacto com a pele pode causar queimaduras e intoxicações graves. Não ponha veneno para matar insetos em casa. Alguns são doces e acabam por atrair os bichinhos. Se usar inseticida deixe o seu amigo pelo menos duras horas longe do local.