telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Que cuidados tevo ter com um cachorrinho?

A dra. Carolina Rebelo responde!

Alena Kravchenko

Tenho um cachorrinho novo em casa e gostava de saber qual o melhor local para colocar os jornais para ele fazer as suas necessidades. Quais os outros cuidados que devo ter? Rodrigo, por e-mail
Olá, Rodrigo! Parabéns pelo novo membro da família! Relativamente ao local onde coloca os jornais ou resguardos, ele deve ser de fácil limpeza e estar perto do local onde o animal come, uma vez que os cachorros geralmente fazem as suas necessidades pouco depois da refeição, pelo que estar perto facilita o processo de aprendizagem, impedindo os “deslizes”. Em relação a outros cuidados, os cães devem ser alimentados com ração, quer na forma seca quer na forma húmida. Assim, ao escolher uma de boa qualidade, tem a certeza de que o cão está a consumir todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida, uma vez que estes elementos estão formulados de forma equilibrada de maneira a serem facilmente absorvidos pelo animal e prevenindo problemas no futuro. Os cachorros devem ser alimentados de 3 a 5 vezes ao dia, em pequenas quantidades e ter sempre água disponível.
A vacinação é bastante importante para manter o seu cachorrinho saudável. É, sem dúvida, a primeira barreira contra as doenças. É simples e pode até poupar a vida do seu amiguinho. Os cachorros podem precisar de tomar várias doses de vacinas. A primeira é a dose de preparação e a segunda, o chamado reforço, faz com que a resposta seja maior e a defesa do organismo se torne mais longa.
Os cães encontram-se muitas vezes infestados por parasitas externos (como as pulgas e as carraças) ao nível da pele, do pelo e orelhas e por parasitas internos (como as ténis e lombrigas) nos intestinos e nos pulmões. Estas infestações podem não só pôr a saúde do animal em risco como a sua. Por esta mesma razão, deve prevenir-las através da desparasitação. Por último, o seu cachorrinho deve ser identificado através da Identificação Eletrónica (meio utilizado para diminuir a perda ou roubo de animais que consiste na colocação de um microchip sob a pele dele). O microchip tem um número de identificação único no mundo e é registado numa base de dados onde ficam as características do cão assim como todos os contactos do dono.