telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Cachorros e o tempo frio: cuidados a ter

A dra. Carolina Rebelo explica!

ChesiireCat

Que cuidados devo ter com o meu cão nos dias em que está mais frio? Tenho uma Jack Russell ainda pequenina e receio que precise de mais atenção nestas alturas. Mariana, por e-mail

Olá, Mariana! Efetivamente, não somos só nós que sofremos com as baixas temperaturas. Os nossos animais também! Nesta altura em que o inverno se faz sentir mais afincadamente, devemos ter uma atenção redobrada para prevenir qualquer patologia ligada ao frio, como as respiratórias ou um aumento da sintomatologia osteoarticular.
Devemos dar mais atenção ainda aos animais mais jovens, aos seniores e aos de pelo curto, pois são os que sofrem mais com as descidas ou mudanças bruscas de temperatura. A sua cadela insere-se em duas dessas categorias (jovem e de pelo curto). A seguir, ficam algumas dicas para que a sua cadela passe um inverno saudável:

• Evite dar banho. Se necessário, utilize água morna e seque muito bem com a toalha ou com o secador (atenção porque este pode causar queimadura; ao utilizá-lo tente que seja a uma distância suficiente para que a pele não fique quente).
• Faça uma cama quentinha.
• Evite os choques de temperatura do interior para o exterior.
• Se o seu animal se sentir confortável, vista-lhe uma peça de roupa quente e apropriada. É muito importante ter atenção para não a deixar molhada no corpo do seu amiguinho.
• Tente levar a sua cadela à rua nas horas mais quentes do dia.
• Afaste-a das lareiras e dos aquecedores (não só para não se queimar mas para não sofrer com
as diferenças de temperatura).
• Certifique-se que a sua cadela tem as vacinas em dia (algumas podem proteger contra as doenças respiratórias).