telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Como facilitar a convivência com um novo gato?

A dra. Carolina Rebelo responde!

GummyBone

Estou a pensar adotar um novo gatinho (já tenho um). Devo arranjar tudo diferente para este ou eles podem partilhar algumas coisas, como a caixa de areia? Que cuidados devo ter na adaptação do que já tenho? Rute, por e-mail.

Olá, Rute! Se ficar com um novo gatinho, deverá ter tudo diferente para ele, inclusive a caixa de areia. Um novo animal em casa poderá provocar algum stresse até ambos estarem habituados à presença um do outro. Uma nova caixa de areia é bastante importante, pois pode haver reações territoriais e um dos gatos não conseguir ir até à caixa, o que provocará problemas urinários e gastrointestinais. Relativamente aos outros objetos, é fundamental que o membro mais antigo continue a sentir-se especial e que mantenha o seu lugar em casa.
Em relação à adaptação, há que lembrar que a chegada de um novo animal pode ser um motivo de stresse tanto para o novo elemento da família como para o animal residente:
• Deve ocorrer uma separação inicial entre os dois e devem existir zonas distintas para cada um, até ser feita a apresentação.
• O animal residente deve continuar a ter (dentro do possível) os mesmos privilégios que tinha anteriormente, ou seja, continuar a ter acesso às zonas que tinha no passado.
• Em cada uma das zonas, deve ser criada uma área de descanso que mais tarde servirá de “refúgio” sempre que quiserem estar separados ou não ser importunados.
• Os primeiros encontros devem ser planeados e supervisionados, para que decorram de uma forma tranquila (preferencialmente numa zona neutra).
• Os animais devem aproximar-se e não ser aproximados, ou seja, a aproximação deve decorrer de forma natural.
• Deve ter em atenção se há sinais de stresse, como orelhas para trás, cauda mais grossa, “rosnar” ou outros sinais mais simples.
• Os bons comportamentos devem ser sempre recompensados de forma positiva (por exemplo, um biscoito) mas atenção, para não haver disputa entre os dois.
• É importante dar atenção aos dois animais de forma igual.Estou a pensar adotar um novo gatinho (já tenho um). Devo arranjar tudo diferente para este ou eles podem partilhar algumas coisas, como a caixa de areia? Que cuidados devo ter na adaptação do que já tenho? Rute, por e-mailFoto: iStockFacilitar a convivência com um novo gato