telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Animais

Cão e gato na mesma casa: é possível?

A dra. Natacha Marques responde!

chendongshan

Tenho um cão há vários anos. Agora, a minha filha, de 5, ficou apaixonada por um gatinho que uma vizinha está a oferecer. Gostava de trazê-lo para casa, mas tenho medo que corra mal a adaptação ao nosso Pug. Que conselhos me dá? O que devo fazer e como? Daniela, por e-mail

Olá, Daniela. Embora existam raças que costumem ser mais sociáveis com outros animais – e o Pug, por norma, dá-se bem com felinos –, a verdade é que se não tivermos levado a cabo corretamente o processo de socialização do nosso cachorro ou gato, a convivência pode ser muito complicada na sua fase adulta.
A socialização consiste em apresentar o nosso cão ou gato, quando é filhote, a todo o tipo de pessoas, animais, ambientes e estímulos para que, ao chegar à sua idade adulta, seja um animal sem medos, estável e sem comportamentos reativos.
Como os gatos são muito mais territoriais do que os cães, é mais fácil introduzir um gato bebé a um cão adulto do que o inverso.
Antes de mais nada, prepare uma zona de refúgio para o seu gato. Os gatos, ao sentirem-se ameaçados, costumam refugiar-se em lugares altos aos quais o cão não vai simplesmente conseguir chegar. Os arranhadores de vários andares e as prateleiras são excelentes ferramentas para o felino fugir se se sentir encurralado. Preparar corretamente a zona de segurança é o ponto mais importante da apresentação.
Nos primeiros dias, pode colocar os animais a interagir, mas sempre com supervisão. Se sair de casa, coloque cada um em sua divisão.
Para tal, será útil delimitar a casa em duas zonas separadas nas quais irá colocando os utensílios de cada “pet”: a cama, os brinquedos e o recipiente da comida, bem como a caixa de areia para o gato.
Se verificar que os animais se estão a entender, ao final de uma semana pode relaxar e deixá-los movimentarem-se à vontade. Se se tornarem amigos, ótimo, mas o essencial é não sofrerem stresse e terem uma relação cordial. Boa Sorte!