telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Culinária

Açafrão ajuda a manter a saúde e a perder peso. Descubra como!

Fique a conhecer as maravilhas desta planta.

TeleNovelas

iStock

Quem já faz dieta sabe que muitas coisas mudam entre o antes e o depois. Ao princípio, tudo corre bem, a balança torna-se a sua melhor amiga... Depois, parece que o regime bloqueia. Pior, há semanas em que até se engorda em vez de perder peso! Segundo os especialistas, é preciso ajustar e reajustar o plano de emagrecimento mais do que uma vez para ver onde está o problema. Mas um ingrediente muito conhecido na culinária – o açafrão (ou curcuma) – dispensa a mudança de curso. É verdade! Ele equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na perda de gordura. Incluindo este tempero (que faz uma grande diferença no sabor dos pratos) na alimentação diária, pode eliminar até 4 kg em 21 dias.

iStock

Como funciona
O açafrão trava o ganho de peso no momento em que chega ao intestino. É o que garante o médico Barry Sears, presidente da Fundação de Pesquisa sobre Inflamação (EUA): “Numa dieta normal, milhões de toxinas passam pela corrente sanguínea e contribuem para a formação de células adiposas (de gordura). Quando elas inflamam, a pessoa engorda, e o açafrão ataca justamente esse processo”. Estudos explicam que o tempero diminui a produção de gordura e ainda age como um anti-inflamatório natural. Tudo graças à curcumina, substância que dá o pigmento amarelo ao alimento. “Faz uma limpeza, eliminando as toxinas e acabando com as inflamações, que podem estar em forma de gordura localizada e celulite”, afirma a nutricionista Vanessa Lodi. Essa purificação começa quando o açafrão encontra as células adiposas do nosso corpo e emite uma ação que elimina a gordura. O sistema imunológico coopera nesse processo e aumenta o poder de limpeza das células. O açafrão também é termogénico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo. Sozinho, o efeito térmico pode queimar 350 calorias por dia!

iStock

Magrinha e saudável
Estudos feitos com ratos alimentados com açafrão mostraram que, depois de 11 semanas, eles estavam com 43% menos gordura, comparados com os animais que não ingeriram o tempero. O ingrediente ainda trabalha para impedir que os quilos perdidos regressem. Noutra pesquisa, descobriu-se que o açafrão é capaz de reparar os tecidos do fígado que foram danificados por toxinas. Esse órgão sadio diminui a quantidade de lixo que circula e isso reduz a necessidade do corpo de produzir gordura. Também melhora a capacidade do corpo em equilibrar o açúcar no sangue. Numa pesquisa, pessoas pré-diabéticas foram submetidas a uma dieta com açafrão durante seis meses. Nove meses depois, nenhuma havia desenvolvido a doença, enquanto 19% das que estavam no grupo e que não comeram açafrão ficaram diabéticas.
A curcuma ainda combate Parkinson e Alzheimer.

iStock

Anticancerígeno natural
As propriedades medicinais do açafrão têm sido usadas há mais de 2 mil anos por culturas orientais, mas só nas últimas décadas começaram a ser investigadas pela ciência ocidental. O tempero ajuda na prevenção de vários cancros – do pulmão, próstata, cólon e mama. Cientistas da Universidade do Texas (EUA) descobriram que o ingrediente “confunde” o ADN das células, impede a chegada do sangue até elas e desvia sinais que fazem a divisão celular.

iStock

ATENÇÃO: Na dose certa
É precisa apenas 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. Esta quantidade é suficiente para fazer grandes alterações. Afinal, uma colher de sopa de açafrão por dia:
- Melhora 80% a imunidade
- Deixa-a 63% mais bem-disposta
- Aumenta o colesterol bom em 29%
- Protege a visão em 14%
- Diminui em 13% o risco de doenças cardíacas
- Reduz em 50% o inchaço do abdómen
- Ameniza em 58% as dores nas articulações