telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Culinária

Truques e segredos para ter uma cozinha bem organizada

Pode ser um local mágico em sua casa, mas saiba que, para tal, deve manter regularmente tudo bem guardado.

TeleNovelas

iStock

Uma cozinha bem arrumada é o sonho de qualquer dona de casa. E só depende de si! Os alimentos são, sem dúvida alguma, importantes, assim como os trens, utensílios básicos e aparelhos elétricos que ajudam na preparação de qualquer prato. A primeira coisa a ter em conta é se tem à mão tudo aquilo que mais precisa para poder executar as receita que tanto adora. E, para tal, não precisa de utensílios acumulados. Cuidar das panelas, tachos, pequenos ou grandes eletrodomésticos é uma obrigatoriedade para quem quer ter uma cozinha de luxo. Tome atenção às dicas e sugestões que a TeleNovelas lhe apresenta.

DESPENSA IDEAL E COM CALIDADE
Não deixe pairar o caos nas zonas de arrumação dos seus bens alimentares. Tenha sempre em atenção a validade dos produtos, de forma a não deixá-los passar do prazo. Semanalmente, faça uma vistoria e coloque em destaque os produtos que apresentam um prazo de validade mais curto. Desta forma, estará também a evitar desperdícios
e ainda a poupar dinheiro.

O QUE DEVE TER SEMPRE À MÃO
Azeite
Vinagre
Sal (grosso e fino)
Alhos
Cebolas
Batatas
Açúcar
Massas
Arroz
Especiarias variadas
Atum em conserva
Conservas de vegetais
Natas
Manteiga
Ovos
Farinha
Mel

OS TRENS E UTENSÍLIOS
- Panelas, frigideiras, woks, tabuleiros para assar não devem faltar no seu trem de cozinha. Só com eles poderá confecionar as melhores receitas.
- Utensílios básicos como boas facas, espátulas e colheres de pau também devem estar sempre à mão e próximas da zona do fogão.
- Os aparelhos elétricos, como batedeiras, fritadeiras, liquidificadores, espremedores ou micro-ondas, são uma excelente ajuda na preparação dos seus pratos. Mantenha-os sempre limpos após a sua utilização e bem arrumados.

DETERGENTES BEM GUARDADOS
Arrume sempre os seus produtos de limpeza num local inacessível a crianças. Se estes estiverem bem guardados, poderá evitar ter vários detergentes abertos em simultâneo.
O ideal é não haver desperdícios ou ter de fazer compras desnecessárias.

O ELETRODOMÉSTICO MAIS IMPORTANTE
O frigorífico é considerado o eletrodoméstico primordial em cada cozinha. Nunca o coloque junto a fontes de calor (fogões ou janelas com grande exposição solar), uma vez que quanto mais este aquecer, mais consumo de energia terá. Limpe-o regularmente para evitar a criação de gelo nas paredes. Certifique-se ainda que as borrachas estão a vedar bem. Passar o tempo a abrir e fechar a porta do seu frigorífico é uma péssima estratégia financeira. O mais indicado é retirar, com a maior rapidez possível, tudo aquilo que precisa para a sua refeição. No final, recoloque tudo com
a mesma rapidez.

LEMBRE-SE QUE...
- O prazo de validade de alimentos enlatados é habitualmente de dois anos.
- Arrume e separe os alimentos doces e salgados, colocando-os em prateleiras diferentes.
- Há três palavras que deve ter em conta ao comprar os seus alimentos: riqueza, qualidade e variedade.