telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Signos

Como os signos vão à praia

Leva a casa atrás como o Caranguejo ou só o fato de banho como o Aquário? Descubra já qual é o seu estilo em frente ao mar.

Activa.pt

iStock

Carneiro

É preciso pedalada: não fica um momento quieto. Tudo o que houver para fazer, ele faz. Primeira frase: ‘olha ali aqueles escorregas no meio da água, queres lá vir comigo?’ Segunda frase, ‘Bora alugar uma gaivota e dar umas pedaladas?’, Terceira frase ‘Nunca experimentei kite-surf, será que se enjoa?’, Quarta frase: ‘Isto aqui é tão parado...’ Estar ao sol estendido na areia dá-lhe urticária, e seria a pessoa ideal para tomar conta das crianças se ele próprio não fosse pior que as crianças. Quando vai à água é para lá ficar até de manhã, e é daqueles a quem os pais em pequenino diziam 'não sei como é que ainda não tens escamas'. Vantagem: enquanto esta sereia rema, nada e kite-surfa, a gente fica sossegada. Com a idade, tende a ficar mais sossegada, mas mesmo assim nunca será um espírito calmo.

Tipo de praia: Movimentada

Touro

Gosta do lado sensual da praia, dos óleos, do calor (dos almoços) dos pores-do-sol românticos para ver abraçadinho. Não lhe deem praia com muita gente: o Touro gosta de estar sossegado a ver quem passa, e de se levantar à hora de mais calor para comer uns bons petiscos. Aliás, não é raro passar o resto do dia na esplanada a conversar com os amigos, a ler um bom livro e a apreciar um bom daiquiri. Não é do estilo ‘temos que nos levantar cedo para estar na praia às 8’ porque um dos lados bons das férias, para um Touro, é o descaaaaaaaaaaanso. Por isso, não chateiem um Touro nem o piquem para fazer kite-surfe com vocês. Deixem-no estar, vão à vossa vida e voltem para jantar.

Tipo de praia – Convencional

Gémeos

O bom de uma praia: há sempre alguém com quem conversar. Um Gémeos estende a toalha e no minuto seguinte já sabe o que faz a senhora da toalha do lado, como se chamam as crianças do toldo da direita, e que foi colega de escola do primo do senhor da barraca lá do fundo, a terceira a contar de cima. Gosta de estar bronzeado, mas raramente se aguenta ao sol o suficiente para isso. Detesta estar incomunicável. Dois minutos depois de estar deitadinho com todos os artefactos à mão – iphones, smartphone, quaisquerphones à face da terra – já está de pé outra vez para dar um mergulho, ou porque lhe apetece um gelado, ou porque se esqueceu do telemóvel no carro e o chefe pode ligar. O pior que lhe podem dar é aquelas praias selvagens onde ele abre os braços e diz ‘ que maravilha de praia!’ e dez minutos depois diz ‘pronto, já podemos ir embora?’

Tipo de praia – Concorrida

Caranguejo

É o tipo de banhista que leva a casa atrás para onde quer que vá. Lembra-se das nossas avós que abancavam no areal com a terrina da canja e a panela do arroz de pato? Deviam ser todas Caranguejo. O Caranguejo de hoje só não faz isso se não puder, mas mesmo que não possa, arranja uma versão bastante razoável que inclui variados chapéus de sol, aparadores de vento, mantas das mais variadas proveniências e casacos de malha (à tarde pode esfriar). E como não gosta nada de ir sozinha para a praia, geralmente leva para si e para os outros, o que dá mais ou menos uma hora só para montar a ‘tenda’ da tribo. Se alguém lhe diz que também não era preciso aquilo tudo, amua e diz. “Pois, mas depois queres e não tens”, o que é uma grande verdade. Problema: Nunca consegue relaxar completamente, porque vive no medo que o Joãozinho se afogue, a Ritinha seja engolida por um tubarão e a Mariazinha seja raptada por um pescador pedófilo e belga.

Tipo de praia - Familiar.

Leão

AHHHH praia! Um Leão vive para o Verão: rima e é verdade. Uma Leoa que se preze aterra na areia artilhada com toda a parafernália a que tem direito: chapéu, óculos escuros, protetor solar, roupa especialmente comprada para o efeito, tudo de marca (se puder), porque a praia é uma ocasião para se mostrar em todo o seu esplendor. Se não houver público esmorece, mas enfim, desde que possa sair de lá com um belo bronzeado, uma Leoa estará sempre feliz na praia. Se houver crianças, é bom levar mais um par de olhos e mãos para ajudar, porque a Leoa tem tendência a ‘apagar-se’ assim que cai no areal. E nada de muito passeio, muita excursão e muita atividade: quando muito, um cocktail numa esplanada chique ao fim da tarde.

Tipo de praia - Na moda.

Virgem

Prepara-se para a praia como se fosse para uma excursão aos Himalaias. Toalha, está, protetor (59) está, lancheira, está, chapéu, está, t-shirt especial anti-mosquitos e anti-UVs, está, sandálias anti-alforreca, está. Não é grande fã de areia e as praias selvagens dá-lhe comichão porque a assusta ligeiramente estar num ambiente que não controla. Também acha sempre que está alguém a olhar para ela e a pensar que está cheia de celulite, por isso a tendência é enrolar-se em todos os páreos que encontra. Se conseguir relaxar sem pensar que daqui a uma hora e 46 minutos vai ter de cozinhar para 6 pessoas, será a pessoa mais feliz da Terra.

Tipo de praia - Calma

Balança

É daquelas pessoas que demora duas horas a enfiar uma toalha e um protetor dentro de uma alcofa, porque passa o tempo indecisa a pensar se há de levar protetor 6 ou 50, se há de pôr o biquíni azul às riscas ou o branco às bolinhas, se há de levar almoço ou comer na praia, e, em última análise, se não seria mais divertido fazer um piquenique (embora haja moscas nos piqueniques). A praia também é uma experiência estética: detesta barulho, cães, crianças malcriadas e gente incomodativa em geral. Se vai à praia, é para estar sossegada e em paz, a pensar na sua vidinha e a namorar romanticamente.

Tipo de praia - Romântica

Escorpião

É de extremos: ou se fecha em casa, adia as férias para Novembro e anda por aí com cara de vampiro só pelo prazer de ser diferente do povo, ou então fica o dia inteiro a torrar para apanhar o mais potente bronze alguma vez visto. Mas esqueçam as praias com muita gente: um Escorpião não é de se banhar na mesma água que o resto do povo, até porque tem terror de ir a andar muito bem no areal e de repente ver chegar o chefe de calções, por isso as praias desertas e cheias de grutas onde ele possa meter o nariz, farão as suas delícias. Também gosta de uma praia exótica onde mais ninguém foi, mas como também não tem grande paciência para muitas viagens, se o exótico for pertinho de casa, melhor.

Tipo de praia - Misteriosa

Sagitário

Este não se banha duas vezes na água do mesmo mar: idealmente, iria a uma praia diferente todos os dias. Gosta de partir à aventura e descobrir o que há para lá das dunas. É preciso pedalada para acompanhar uma alma que não nasceu para estar no mesmo sítio. Mas quando abanca, abanca a sério. Quando vai à praia, é para lá ficar até que só haja gaivotas e ele no areal. Adora praias exóticas e desconhecidas mas não é para dizer que já lá esteve, como o Leão, é mesmo porque gosta genuinamente de outras paragens. Mas se não tiver dinheiro para grandes exotismos, o tradicional otimismo dos Sagitários não o abandona e diverte-se à grande com quem o quiser acompanhar: afinal, praia é sempre praia, em Bora Bora ou na Caparica.

Tipo de praia - Qualquer uma.

Capricórnio

Leva as férias a sério, como leva a sério tudo na sua vida. A toalha tem de condizer com o biquíni que tem de condizer com o guarda-sol que tem de condizer com as sandálias. Tudo tem de estar perfeito, o que é um stresse. Se há um carro à frente dele stressa, se há um mosquito na areia stressa, se a maré está cheia stressa, se o nadador salvador não tem um ar competente stressa, e está estendido na areia a pensar que pode apanhar cancro da pele, que pode perder o ticket do parque de estacionamento, que o gelo da coca cola pode estar contaminado ou que a água pode estar gelada e ele pode apanhar uma congestão ou ser atropelado por um surfista. Se conseguir relaxar, é das melhores companhias, porque de facto nada corre mal.

Tipo de praia - Controlável.

Aquário

Nada da praia onde vai toda a família. O Aquário gosta de novas emoções, de praias que lhe despertem o seu lado zen e lhe ensinem algo novo sobre a vida. Campismo selvagem é com ele: adoraria montar a tenda numa qualquer praia deserta e passar o dia à fogueira a assar sardinha e a cantar o Kumbaya acompanhado à viola. A vida tende a empurrá-lo para destinos mais convencionais, mas mesmo assim um Aquário que se preze nunca perde totalmente a alma zen. Prepare-se para andar quilómetros até que ele descubra um sítio isolado do resto do mundo onde possa fazer meditação, apanhar conchinhas (que depois deixa ao abandono dentro do saco a ganhar bolor no resto do ano) e postar fotos no Facebook a dizer que está no paraíso.

Tipo de praia - Afastada

Peixes

Não chateiem muito uma Peixinha para ir fazer kite-surfe ou mesmo para passear até ao fim do areal: praia para ela é mesmo sinónimo de descanso. Não lhe perguntem onde vai almoçar, não a stressem com o biquíni que já é de há dois anos, não a macem porque a toalha tem uma nódoa, não lhe matem a cabeça a dizer que devia estar em casa àquela hora, não lhe digam que deviam ter ido antes para as Maurícias: praia é para ser levada com muita calma, caso contrário vão ver um Peixinho transformado em tubarão. Para um Peixes, o descanso e a paz de espírito são os direitos mais sagrados de um ser humano. Por isso, aprenda com ele a relaxar e deixe-se ir na sua... boa onda.

Tipo de praia - Sossegaaaaaaada