telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Novelas

Albano Jerónimo fala das semelhanças com Miguel de 'Paixão'

O ator revela um pouco mais sobre o seu papel na novela da SIC e conta o que tem aprendido com ele.

SIC Divulgação

A TeleNovelas conversou com Albano Jerónimo, um dos protagonistas de "Paixão". Na trama, ele é Miguel, um homem injustamente preso por assassínio que, após dez anos atrás das grades, é libertado. Tenta então vingar-se de quem o tramou e provar que é inocente. Nessa altura, Miguel começa a trabalhar numa reserva natural, na África do Sul. “Ele consegue o emprego porque a mãe, Maria Paula [Rita Blanco], conhece o dono. Diz-lhe que Miguel vai ser libertado e pede-lhe trabalho. Ali, sou uma espécie de tratador, que faz várias coisas – acompanhar turistas, monitorizar desportos radicais e tratar dos animais”, revela o ator sobre a sua personagem.

Para gravar algumas das cenas, Albano viajou até àquele país. “Nunca lá tinha ido, foi ótimo! É um país cheio de contrastes: por um lado, a natureza; por outro lado, a selva urbana... Mas é incrível e tem cenários inacreditáveis.” Nesta ocasião, o ator de 38 anos e outros colegas de elenco visitaram o famoso Kruger Park, uma reserva natural de vida selvagem. Esta experiência, reconhece, marcou-o. “Tive a possibilidade de fazer um safari de manhã e é impossível ficarmos indiferentes à brutalidade daquele local”, afirma, admitindo semelhanças com Miguel. “Sou muito ligado à natureza. Senti-me agradecido de estar ali a presenciar aquilo e a contemplar aqueles animais e aquele universo.”

Para se preparar para este trabalho, Albano Jerónimo conta ainda que visitou alguns estabelecimentos prisionais, algo que já havia feito para projetos anteriores. “É uma realidade completamente diferente. Foi estranho para mim”, desabafa. “Senti que qualquer um de nós pode estar ali... Falei com alguns reclusos e outras pessoas que, entretanto, saíram e arranjaram emprego. São exemplos de transformação, são pessoas que se regeneram e isso é muito bonito de se ver.” Agora, com a data de estreia da novela da SIC a aproximar-se, o ator sente-se entusiasmado com a reação dos telespectadores, que espera ser a melhor. “Tendo em conta aquilo que temos feito todos os dias, acredito que o público vai ficar colado a esta história.”