telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Novelas

'A Herdeira': As tradições seguidas no casamento de Luz e Roni

Mesmo com o atraso do noivo, o casal diz o “sim” perante toda a comunidade e seguindo os seus costumes. A festa dura três dias com a emoção ao rubro.

Casamento cigano em 10 passos:

1 - A noiva chega ao acampamento numa charrete. Ramón,
o seu “pai de coração”, vai ao seu lado.

2 - Luz abraça o avô, Miro. Mas a jovem está preocupada, pois o noivo ainda não chegou.

3 - No acampamento, vivem-se momentos de ansiedade por Roni ainda não estar. Começa-se a ouvir música. O noivo chega rodeado de ciganos. Todos cantam e ele olha embevecido para a sua noiva.

4 - Apaixonado, Roni cumprimenta a amada. Está mais feliz do que nunca. Luz respira de alívio ao ver o seu prometido tão bonito.

5 - A cerimónia arranca com o tradicional cortejo da noiva até ao local de celebração. Maria Luísa, a sua mãe biológica, e Soraia,
a “mãe de coração”, ajudam-na com o véu.

6 - Miro celebra o casamento seguindo as tradições ciganas e enrola nos pulsos dos noivos um lenço, em sinal de união para sempre.

7 - Depois da troca de votos, Miro anuncia, perante toda a comunidade, que Luz e Roni estão casados. O noivo pode beijar a amada, e ele assim faz.

8 - A festa começa. O rapaz vai buscar a sua mulher para dançar. O par contagia todos os convidados com a sua alegria.

9 - A festa prolonga-se mas chega o momento de cumprir mais uma tradição cigana. A noiva deve estar virgem e é obrigação do noivo exibir um lençol manchado de sangue. Ele leva-a para a tenda nupcial.

10 - Na manhã seguinte, o cigano mostra a todos o lençol manchado. Luz olha espantada para o pano, pois hámuito que
se entregou a Vicente. O agora marido cortou-se para garantir que a sua noiva cumpria a tradição. Ela beija-o com paixão.