telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Novelas

Ana Sofia Martins fala sobre a sua Carolina: "Ver-me naquela cama chocou-me"

A atriz pensou em todos os detalhes para dar vida a uma mulher que passa oito anos em coma.

Luis Coelho

Logo nas primeiras cenas de “Valor da Vida”, a sempre elegante Ana Sofia Martins aparece completamente transformada. Na nova novela das noites da TVI, ela dá vida a Carolina, uma mulher que acorda depois de estar oito anos em coma. Quando desperta, o seu mundo desaba. “Aquilo emocionou-me porque não tinha visto imagens. Ver-me naquele registo, naquela cama chocou-me! Pensei Bolas, parece verdade!”, disse a atriz no dia em que a TVI apresentou esta novela e outros programas da estação.
Para este papel, a atriz fez questão de estudar casos da vida real, teve a oportunidade de ir à Clínica Novamente, que trata destes doentes e ler o diário de Filipa Lourenço, uma jovem que esteve em coma. “A mãe e a irmã escreviam no diário todos os progressos da Filipa: hoje acordaste, hoje conseguiste agarrar um objeto, hoje começaste a falar. É tão pessoal e tão detalhado que eu devorei o diário. E ajudou-me muito. A Carolina é credível por causa da Filipa”, afirma a atriz, que considera que “esta novela faz pensar. Até a mim faz”, sublinha.
Tremeliques na cara
Para estas primeiras cenas, em que vê os filhos depois de anos em coma, a atriz optou por fazer gestos no rosto como se tentasse sorrir mas não conseguia. Bem-disposta, Ana Sofia revela que foi tudo pensado. “Aquilo dos tremeliques na cara foi muito ensaio à frente do espelho. Pensei como é que uma mãe reagiria ao ver os filhos depois de oito anos em coma. É o querer sorrir e não controlar os músculos da cara”, conta. Mas este não foi o único detalhe para dar credibilidade a esta situação. “Fiz cenas usando fralda para dar verdade. Mas é desconfortável, muito desconfortável”, desabafa.
Feliz da vida
A fazer o que mais gosta, Ana Sofia Martins também está feliz nos amores. No entanto, prefere resguardar a relação com o músico David Fonseca. “Sempre fui superaberta. Mas acho que temos de nos adaptar à pessoa com quem estamos.” No entanto, garante que está “realizada a nível profissional com uma personagem que é difícil para chuchu mas boa”, realça. “E tenho muita esperança no futuro, não sei se é dos 30, mas sinto mesmo muita esperança. A nível pessoal estou bem, as pessoas que estão à minha volta estão bem, então está tudo bem”, conclui, satisfeita.

Famosos na Costa do Marfim
Regressada há poucos dias de uma viagem à Costa do Marfim, com Lourenço Ortigão e Ângelo Torres, onde esteve a promover a segunda temporada de “A Única Mulher”, que está atualmente a passar naquele país, Ana Sofia Martins estava deslumbrada. “Somos famosos na Costa do Marfim!”, exclamou, satisfeita. “As pessoas são muito mais afáveis e vinham ter connosco e diziam-nos que gostavam muito de nós”, conta a atriz, que diz ter pena de não ter tido tempo para passear. “Tivemos apenas três dias e a agenda sempre muito cheia com entrevistas.”