telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Novelas

8 curiosidades sobre Rúben Gomes

Descubra mais sobre o protagonista da novela.

Luis Coelho

Na novela das noites da TVI, “Valor da Vida”, Artur é criogenado e acorda 20 anos depois, sem memória. Rúben Gomes adorou interpretar esta personagem, mas garante que não é mulherengo como ele. A viver da representação há cerca de 15, diz-se discreto. Mas nós desvendamos aqui um pouco mais sobre a vida deste ator de 41 anos que podemos ver também como um agente da Polícia Judiciária na série “Teorias da Conspiração”, da RTP1.


Discreto

“Confesso que não gosto de falar sobre mim. Não sou o meu assunto favorito.
Há dias em que sou abordado na rua mas não sou muito de ir para o centro comercial. Gosto de sítios com pouca gente.”


Emotivo

“Sou de seguir os instintos e tentar ao máximo não os contrariar. É o que todos deveríamos fazer, pelo menos é o que eu acho. Tem de existir um equilíbrio entre o emocional e o racional, mas confesso que as emoções são um bom guia. Se as respeitarmos, elas levam-nos a um bom porto.”

O seu primeiro papel em TV

“Foi uma participação num telefilme da RTP. Fazia de jornalista do futuro. Na altura ainda estava a tirar o curso”, recorda. Em 2005, entrou em “Morangos com Açúcar” e nunca mais parou.

Adora surfe, gatos e motas

“Gosto de música e surfe. Ainda hoje surfei, gosto de desporto.” No seu dia a dia, tal como a sua personagem, gosta de conduzir motas: “Sou louco por duas rodas”. E também gosta de animais: “Tenho uma gata.”

A estabilidade é aborrecida

“Não tenho vínculos com empresas ou canais de televisão e gosto de ser assim livre. O meu compromisso é com o trabalho e é disso que eu gosto. A estabilidade aborrece-me. Não posso ver um lago parado, atiro-lhe logo uma pedra.”


Gosta de personagens mais sofridas

“Todos temos demónios. Dá mais prazer fazer personagens com várias camadas, tem-se mais para descobrir.
E todos nós temos isso.”

De olho no estrangeiro

“Gostava de explorar outras línguas
e outras culturas. E ainda não tentei. Porque tenho tido tanto trabalho que não faço férias. Nem tenho tempo para disponibilizar para fazer uma investida mais a sério. Vou fazer isso agora. Neste momento, cinema é o que me interessa mais. É no que me quero mexer.”

É comprometido

“Sou diferente do Artur. Não sou mulherengo.” Rúben vive com a namorada, Élia Marques. A jovem acompanhou-o, em 2017, aos Globos de Ouro da SIC, na qual foi nomeado para o prémio de Melhor Ator de Teatro.