telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Novelas

Não perca em 'Valor da Vida': Aisha chora a morte de Artur

Dois anos depois do desaparecimento de Camilla, o pai de Marta morre mas os seus ensinamentos servem de inspiração a uma nova igreja.

Telenovelas

O último capítulo da história de “Valor da Vida”, da TVI, reserva uma grande surpresa. A experiência de ter sido criogenado torna Artur um homem invulgar. E o padre Adriano, que entretanto é expulso da igreja católica, decide criar uma nova ordem baseada nos ensinamentos do único homem que foi congelado e ressuscitou. São muitos aqueles que o seguem e consideram o pai de Marta, que entretanto morre, um santo. Na última cena da trama, e dois anos depois do suicídio de Camilla, várias pessoas juntam-se na fazenda, no Brasil, para prestar homenagem a Artur. Aisha, acompanhada por Bruno, e o filho, Lucas, vão à campa do falecido e a jovem diz ao menino que aquele homem era o seu avô. A cerimónia começa e todos se emocionam ao relembrar Artur, deixando o pequeno com dúvidas: “O meu avô era um santo?”. Aisha sorri e não esconde as saudades do homem da sua vida, chorando.

De viagem
Depois de toda a confusão dos últimos capítulos, Júlia está devastada com a rejeição de Artur, pois ele decidiu ir viver para o Brasil. Mas, em vez de alimentar a tristeza, conta que decidiu fazer o mesmo que o ex-marido. “Comprei uma viagem à volta ao mundo. Vou tentar encontrar-se a mim mesma”, diz Júlia à família, que fica surpresa mas feliz com a ideia.


Suicídio de Camilla
Ao descobrir-se que foi Camilla quem matou Alexandre, ela decide fugir para a fazenda. Artur vai ter com ela e encontra-a no jardim a relaxar. Ela serve-lhe um copo de vinho e pede-lhe perdão, exigindo-lhe que fique com a quinta. “Isto é uma despedida junto da pessoa que mais amei na vida”, diz. Artur percebe que Camilla ingeriu algo para pôr termo à vida. Pouco depois, ela morre nos braços de dele. Ele chora.

Criogenado
A sede de ser o primeiro a descobrir a fonte da juventude acaba com Jesus. O investigador, que foi o grande responsável pela criogenação de Artur, é ele próprio criogenado à força por Renato, o seu braço-direito. Antes, porém, acaba por pedir desculpas a Jamilah e à filha, Aisha. Mas nem uma nem outra consegue efetivamente perdoá-lo. A novela termina com uma Cerimónia de Homenagem a Artur. Ele acaba por não resistir à doença.


Castigo na prisão
A personagem de Joaquim Horta, Vitorino, ainda tem muito para sofrer. Em breve, e depois de ter rejeitado por Marta, ele vai ser atacado e ficar sem pénis. O homem que é tão orgulhoso da sua virilidade vê-se assim humilhado. Mas, como se isto não fosse suficiente, as suas vigarices são descobertas e ele acaba por ser detido. Vitorino termina a novela atrás das grades e sem poder fazer o que mais gostava: sexo!

De novo Juntas
A pedido de várias fãs, Cláudia e Becas voltam para os braços uma da outra no final da trama. Atrizes ficaram contentes
com o sucesso. Nos próximos episódios da novela da noite da TVI, Cláudia vai penar nas mãos da nova namorada. Joana é agressiva e louca e deixa a advogada às portas da morte. Becas, que já tinha sofrido violência doméstica com Cláudia, não consegue ver a ex-companheira tão mal tratada e acaba por se aproximar dela. Vai ter com ela ao hospital e apoia-a naquele momento difícil. Aos poucos, o amor acaba por vir ao de cima e terminam juntas ao lado do filho.
Fãs no Brasil e Argentina
Assim que começou “Valor da Vida”, o casal Cláudia e Becas conquistaram vários fãs. Os comentários de apoio repetiam-se nas redes sociais, deixando as atrizes Susana Arrais e Teresa Tavares muito felizes. “Se há personagem para a qual tenho recebido recetividade é esta. As pessoas gostam muito da Becas e da Cláudia. Eu tenho mensagens de pessoas do Brasil, Argentina. É muito engraçada pois pedem-me para perdoar a Cláudia”, contou Teresa Tavares.