telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Saúde

Conheça melhor o poder da quiroprática

Usada por muitos como uma terapia complementar, quem recorre a ela e usufrui dos seus benefícios vê-a como um meio para melhorar a sua qualidade de vida.

TeleNovelas

O corpo humano foi criado para se autorregenerar ou autocurar. Mas o estilo de vida que levamos, o stresse a que todos os dias nos submetemos, as posturas que adotamos, a alimentação que fazemos e os traumas que sofremos desde a infância – como quedas e acidentes – prejudicam a nossa saúde. Tudo isto provoca desajustes na coluna vertebral, o que gera interferências na comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. É como se a coluna fosse uma mangueira e a água não corresse devidamente porque a mangueira está cheia de nós. Cabe à quiroprática e ao seu especialista, o quiroprático, desfazer esses “nós”, procedendo a ajustamentos que retiram a pressão ou obstrução sobre o sistema nervoso.

iStock

Como se faz?

O quiroprático utiliza as mãos para manipular o esqueleto, nomeadamenteos ossos da coluna vertebral, movendo-os para a sua posição normal. A isto dá-seo nome de ajustamento.Normalmente,a pessoa ficade imediatocom uma sensação de alívio e leveza, respira melhor e fica mais direita. Esta manipulação regular permite melhorara qualidade de vida e envelhecer com mais saúde.

Os benefícios
- Alívio de dores de cabeça e enxaquecas
- Melhoria dos desconfortos lombares, no pescoço e ombros
- Diminuição de dores nas pernas, joelhos e pés
- Alívio da dor ciática
- Melhoria das tendinites
- Combate a dificuldade em dormir
- Alívio da asma e do refluxo gastroesofágico
- Alinhamento da bacia da grávida, o que facilita o parto

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, incluindo bebés e grávidas. Estas, sobretudo, veem as dores de costas aliviadas, ajudando o corpo a suportar o aumento de peso ao longo dos nove meses de gestação. Os desportistas podem igualmente ver a sua performance melhorada.

Cuidados a ter

Primeiro, deve escolher um quiroprático credenciado (ver caixa sobre a História). Na consulta, não se esqueça de que o profissional irá fazer um levantamento exaustivo do seu historial clínico de forma a perceber a que traumas a sua coluna esteve sujeita. Só a partir daqui o especialista pode traçar um plano de tratamento.

Um pouco de história

A quiroprática moderna surgiu no final do século XIX (1895) nos EUA, quando Daniel David Palmer realizou o seu primeiro ajustamento. Dois anos depois, abriu a primeira instituição de ensino da prática que, entretanto, se espalhou pelo mundo. Em Portugal, a quiroprática conheceu uma enorme expansão nas últimas duas décadas. Pode consultar a lista de profissionais habilitados na página da Associação Portuguesa de Quiroprática (http://www.quiropratica.org/).