telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Foto do livro 'O Meu Plano do Bem', de Isabel Silva (Manuscrito)

Saúde

Os segredos de Isabel Silva para ser feliz e saudável

A apresentadora ensina como ter a sua energia e adotar o seu estilo de vida.

TeleNovelas

Não se pense que a saúde, energia e boa disposição de Isabel Silva são fruto do acaso. Segundo a apresentadora da TVI, para este seu estado de espírito muito contribui o exercício físico – ela corre e até faz maratonas! – e a boa alimentação que sempre teve e melhorou nos últimos três anos com a ajuda de uma nutricionista. Adepta da marmita, planeia todas as refeições da semana e na sua despensa não faltam alimentos saudáveis que usa para confecionar os seus jantares e outros para os amigos. O segredo da sua boa forma, física e mental, é agora partilhado em “O Meu Plano do Bem”. “Quero que este livro o inspire a ter uma vida mais saudável de acordo com os seus próprios objetivos (…) quer seja uma mãe ocupada, um profissional com uma vida agitada, alguém de meia-idade que procura melhorar a sua saúde ou uma pessoa que procura sentir mais energia”, escreve a apresentadora. Assim, para além de receitas, Isabel fala dos alimentos com que mais cozinha, das vantagens da marmita e do planeamento de refeições. A seguir, perceba alguns dos seus truques para ter tanta energia e fique com duas das suas receitas preferidas.

Marmitar
Segundo Isabel Silva, as suas marmitas incluem refeições equilibradas, “com hidratos de carbono, muito vegetais e uma boa proteína”. Também são variadas (não se repetem), incluem temperos que dão sabor e são lindas “porque os olhos também comem”.
Para que o planeamento das refeições saia bem, é fundamental:
• ter bons produtos. Isabel compra um cabaz semanal de legumes e frutas biológicos
• preparar de véspera os snacks e as refeições que leva para o trabalho
• escolher receitas simples, pois o tempo é curto
• aproveitar as sobras e reinventar os pratos

Porquê planear as refeições?
• Não se perde tempo em filas nos restaurantes
• Evita-se o desperdício porque se sabe o que se vai consumir e qual a quantidade
• Ao planear, evita-se comer sempre a mesma coisa, tendo refeições variadas e com sabores diferentes ao longo da semana. “Não me vou fartar de comer sempre a mesma coisa.”
• A pessoa sabe o que ingere, pois foi ela que escolheu os ingredientes, saudáveis, e acompanhou a sua confeção

Regras de ouro para uma alimentação saudável
• Beber 1,5 l de água com pH elevado todos os dias
• Comer de três em três horas para nunca ficar esfomeada
• Incluir hidratos de carbono em duas refeições diárias
• Comer proteína, todos os dias, seja vegetal ou animal
• Ingerir fruta e legumes diariamente
• Consumir um prato de sopa antes de uma jantarada com amigos
• Fazer uma refeição onde come o que lhe apetece por semana
• Não beber refrigerantes, não comer glúten nem açúcar refinado