telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Saúde

Consultório de saúde: Como evitar as dores ao trabalhar ao computador?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

A maior parte do meu trabalho é feita ao computador.
Bem tento manter--me direita, mas, ao fim de um bocado, estou toda dorida. Será que posso pedir ao médico do Trabalho para fazer menos horas ao computador?
Vera, Viana do Castelo

A sua cadeira é ergonómica? Este tipo de cadeiras permite uma série de ajustes (regulação da altura do assento, da inclinação e altura do apoio lombar, etc.) que devem ser sempre executados todos os dias, antes de começar a laborar. Os serviços de Segurança do Trabalho da sua empresa deveriam verificar a ergonomia do seu posto de trabalho. Aconselho-a ainda a apresentar as suas queixas ao médico do Trabalho, não necessariamente para reduzir o seu horário, mas para um correto diagnóstico dos seus problemas.
Deve também ter maior atenção e sentar-se de forma correta: não cruze as pernas e mantenha a coluna direita, bem apoiada atrás e com o peso do corpo bem distribuído sobre as nádegas.
Na sua carta, refere que as tarefas ao computador representam a “maior parte” do seu trabalho. Assim, aconselho-a também a intercalá-las periodicamente com as suas outras tarefas (que exijam que se movimente), de forma a diminuir o caráter intensivo do trabalho à secretária.
Ginástica laboral com breves pausas durante o expediente para executar alguns exercícios pode ser igualmente benéfica: levantar-se, andar um bocado e esticar a coluna, erguendo os braços, etc.