telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório de saúde: Como proteger-me das constipações?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

iStock

Constipo-me com muita facilidade. Bem tento ter cuidado com as correntes de ar e as mudanças de temperatura, mas parece inútil. Gostava de saber qual a melhor forma de me proteger contra as constipações. Há alguma vacina, como há para a gripe?
Luísa, Queluz

A constipação comum (ou resfriado) é uma infeção vírica aguda do aparelho respiratório.
A via de disseminação faz-se normalmente das mãos para os olhos, nariz ou boca. Assim, a simples lavagem das mãos pode interromper o ciclo de contágio de vírus e bactérias.
Embora os sintomas mais comuns sejam dores de cabeça, febre ligeira, tosse, espirros e nariz a pingar, podem também surgir, em algumas situações, dores de garganta ou mesmo laringite. O tratamento aconselhado mais comum consiste em repouso, ingestão de muitos líquidos e alimentação abundante em fruta, vegetais frescos, ricos em vitaminas A, C e sais minerais. Dependendo dos casos, poderá ainda ser necessário o recurso ao paracetamol (para baixar a febre) ou antibióticos (nas infeções secundárias).
Lembro, no entanto, que os sintomas das “constipações” e da gripe (causada por um vírus chamado Influenza) são muito semelhantes. Esta última transmite-se sobretudo através dos espirros e da tosse, podendo provocar febre, dores nos músculos e até pneumonias víricas graves.Peça o apoio do seu médico assistente.