telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Saúde

Consultório de saúde: Como desentupir o nariz?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

Nas últimas semanas, tenho andado com o nariz sempre entupido. Estou farta de usar um inalador que comprei na farmácia, mas isto não passa. Que mais posso fazer?
Manuela, Guarda


Não deve abusar dos medicamentos para desentupir o nariz. Se usados exageradamente, podem levar a hipertensão arterial. No interior de cada fossa nasal, o ar tem de passar por várias saliências como se fossem um labirinto. Quando as infeções, alergias ou secreções inflamam o interior do nariz, essas passagens de ar ficam tapadas.
Alguns tratamentos crónicos com corticoides podem provocar alterações do septo nasal (osso que divide as fossas nasais à esquerda e à direita).
Também seria importante avaliar se tem alguma alergia (a pólenes ou perfumes, por exemplo), embora esses sintomas costumem surgir sobretudo na primavera e no outono.
Um destes médicos – o assistente, alergologista ou otorrinolaringologista – poderá avaliar os seus sintomas e então aconselhar-lhe o tratamento mais adequado para o seu caso.
Lembro-lhe ainda que os vapores tóxicos dos produtos domésticos de limpeza também podem agravar a sua situação. Não misture lixívia com outros detergentes.