telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Conheça os benefícios de um sorriso

É simples e faz tão bem. Um sorriso na cara pode ajudar a prevenir maleitas, perder peso e a parecer mais jovem.

TeleNovelas

iStock

Sorria, embora o seu coração esteja magoado, sorria, mesmo que ele esteja partido.” Começa assim uma das mais célebre músicas de Charlie Chaplin. Além de ser grátis, muitos consideram que esse é um dos maiores tesouros do ser humano. Deixar sair a alegria que há em si e manifestá-la com um enorme sorriso no rosto pode ser benéfico para a sua saúde e ainda contribuir para ajudar os outros à sua volta. Excelente remédio natural contra o stresse, uma cara feliz pode ainda ajudá-lo a queimar calorias, oferecer-lhe mais anos de vida e torná-lo mais jovial. Quer apostar? Então comece já por sorrir... Muito! E ainda, experimente fazê-lo na cama, todas as manhãs, assim que acordar.

Bom humor
Sorrir, ou ver uma pessoa a sorrir, dá-nos bom humor. As endorfinas ajudam-nos a deixar de lado a tristeza e a melancolia. Quando se sentir em baixo, sorria!

Previne doenças
Após uma sincera gargalhada, a respiração torna-se mais profunda, o que ajuda a reduzir a tensão arterial e a oxigenar o sangue. Além disso, torna a sua mente mais desperta para o que o rodeia e ajuda a reter informação. Pessoas que sorriem muito são menos propensas a desenvolverem doenças cardíacas e desfrutam de um melhor estado de saúde.

Ajuda a queimar calorias
Rir é bom e isso também se reflete na balança. Aumenta o gasto energético do nosso organismo e o acelera metabolismo.

Reduz a dor
É devido ao sorriso que as endorfinas são liberadas no nosso organismo e permitem-nos aliviar a sensação de dor. Este é o segredo do sucesso de várias terapias em hospitais.


Acaba com o stresse
O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Além de ajudar a eliminar o stresse, o sorriso pode auxiliar na recuperação de estados mais depressivos.

Mais anos de vida
Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. O sorriso natural rejuvenesce o rosto pelo menos três anos e quem sorri mais pode ter a sua esperança de vida prolongada. Sorrir é uma garantia real para sentir-se sempre jovem e feliz.

Tornar-nos mais atraentes
O sorriso transforma-nos em seres mais atraentes, simpáticos e amáveis. Tem um impacto fundamental na jovialidade da nossa pele, promovendo o brilho e elasticidade muscular.

Produtividade
Também é de grande eficiência no nosso local de trabalho. Quem sorri e tem bom humor é geralmente mais produtivo e trabalha de melhor forma. De vez em quando, faça uma pausa divertida para retomar ao trabalho com maior boa vontade. Bons profissionais são, regra geral, mais felizes.

Aumenta a confiança
Quando as pessoas à nossa volta sorriem sinceramente, tendemos a confiar mais nelas. A confiança é extremamente importante e está na base de todas as nossas relações.

Aproxima-nos uns dos outros
O sorriso tem a função de expressar emoções e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar. Ao longo da vida, interfere na forma como nos relacionamos com os outros.

iStock