telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Saúde

Consultório de saúde: Será o mesmo que uma trombose?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

A minha tia teve um acidente isquémico transitório. Nunca tinha ouvido falar nesta doença. É a mesma coisa que uma trombose? O que devemos fazer para evitá-lo?
Rodrigo, Póvoa de Varzim


O AIT (acidente isquémico transitório) corresponde à diminuição das funções do cérebro após uma alteração na circulação sanguínea, que pode ser provocada pela obstrução de uma artéria cerebral, pela diminuição do fluxo sanguíneo ou emtão por um derrame. Quando é breve, os sintomas principais desaparecem com o tempo (daí o nome de “transitório”), sendo possível a recuperação do paciente. No entanto, alguns casos podem ter consequências graves e definitivas. Embora nem sempre os AIT apresentem sintomas facilmente detetáveis, existem sinais de alerta a que se deve estar atentos carência motora dos membros, carência sensitiva ou perturbações visuais, comportamentais, de memória e de linguagem, etc.
Nestas situações, é aconselhável o estudo do coração e artérias do paciente, para precaver a formação de coágulos sanguíneos. Deve evitar o consumo de café e tabaco ou o stresse em excesso e faça uma alimentação saudável.