telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Saúde

Consultório de saúde: Como evitar a brucelose?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

Estou sem emprego e convidaram-me para ir trabalhar para uma quinta, mas li que se pode apanhar algumas doenças dos animais, como a brucelose. Como previno essas doenças?
Filipe, Santarém


A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella.
Embora possa surgir em resultado do consumo de queijo contaminado, hoje em dia está mais frequentemente associada a profissões que contactam diretamente com fluidos, ossos, carne e sangue de animais contaminados: trabalhadores de talhos, de matadouros, de quintas de criação de gado, pastores, cozinheiros, etc.
Nestas profissões, é fundamental o rastreio regular deste tipo de doenças e, sobretudo, o cumprimento rigoroso de todos os procedimentos de segurança: nomeadamente, limpeza da área de trabalho, desinfeção dos utensílios, lavagem cuidadosa das mãos, uso de equipamento individual de proteção (vestuário protetor, luvas, botas, máscara, etc.).
Também não se deve fumar ou consumir alimentos e bebidas nas instalações.
Os sintomas mais comuns da brucelose são febre e mal-estar geral, mas pode dar igualmente importantes deformidades se afetar os ossos da coluna vertebral.
Lembro ainda que a brucelose pode ser considerada uma doença profissional que requer participação obrigatória por parte do médico do Trabalho.