telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: A máscara sufoca-me. O que posso mudar?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

iStock

Sou trabalhador da construção civil e, como sofro de asma, tenho muita dificuldade em usar máscara. Mesmo estando sempre a recorrer à bomba, parece que sufoco. Será que estou a usar a máscara mal?
Afonso, Lisboa


Os trabalhadores com doença pulmonar crónica (asma, bronquite, enfisema, etc.) podem apresentar perturbações da capacidade respiratória com a atividade física ou o uso de máscara.
Mesmo quando as indicações do fabricante da máscara são cumpridas corretamente, alguns trabalhadores poderão exigir cuidados acrescidos, quer em relação aos equipamentos de proteção quer à aplicação de intermitência de pausas regulares, por apresentarem determinadas doenças ou características pessoais.
Situações como a sua exigem que os ambientes com exposição a poeiras sejam condicionados (e, dependendo da avaliação médica, poderão mesmo ser interditos).
Aconselho-o a pedir um exame ocasional com o médico do Trabalho, que poderá eventualmente propor restrições às suas tarefas ou, em articulação com os serviços de Segurança do Trabalho, avaliar alternativas à máscara que usa atualmente.
No caso de doenças profissionais respiratórias, a proteção deve ser ainda maior com eventual exclusão do trabalhador de certas tarefas.
Poderá ainda ter de fazer uma prova de função respiratória e outros exames complementares de diagnóstico.