telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: Como livrar-me das pedras nos rins?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

iStock

Sofro de pedras nos rins e, de tempos a tempos, sou atacada por dores horríveis. Já bebo mais água, mas isto não desaparece.
Armanda, Porto


A litíase renal resulta da concentração elevada na urina de cálcio ou de uratos, que levam à formação das chamadas “pedras nos rins” (urina concentrada e ácida leva à formação de cristais).
As cólicas renais são normalmente sintoma de que estas “pedras” se encravaram, provocando dilatação das vias urinárias e pondo em risco o rim. Nestas situações, deve evitar a ingestão de água e dirigir-se imediatamente a um serviço de urgência. Nos dias depois das crises, é muito importante que consuma água suficiente ao longo de todo o dia, mantendo a urina de cor clara e evitando a formação de cristais.
Idealmente, deveria beber cerca de três litros (por exemplo, um copo de hora a hora), sem esquecer outras importantes fontes de água (sopas aguadas e vegetais frescos).
Lembro que beber grandes quantidades de água exclusivamente às refeições dilui os fermentos digestivos e pode prejudicar a digestão dos alimentos. Em alguns casos, podem estar aconselhados medicamentos que ajudam a dissolver as pedras dos rins.
Também já existem tratamentos com vibrações que ajudam a desfazer as pedras.