telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

As pastas de dentes não são todas iguais!

Além do sabor e do preço, há muito mais para levar em conta na altura de comprar. Saiba o quê!

TeleNovelas

iStock

Perante tanta variedade de pastas dentífricas, geralmente o preço e o sabor são os fatores que pesam na decisão de qual levar para casa. Mas, de acordo com os dentistas, existem aspetos muito importantes que também precisam de ser levados em conta. Entre eles, se o produto é indicado para si, qual a quantidade de flúor presente nele, além de possíveis efeitos colaterais. As pastas branqueadoras, por exemplo, até funcionam, mas, por serem abrasivas, podem estragar o esmalte dos dentes. É importante consultar um dentista antes de optar por elas. Conheça a seguir os diversos tipos de pasta e os seus efeitos.

Os vários tipos
• Antiplaca: Combate a placa bacteriana, que mais tarde pode tornar-se tártaro. Nesta altura, precisa ir ao dentista para a remover.
• Para a sensibilidade: Ajuda a lidar com a hipersensibilidade dentária, que é quando a pessoa sente dor ao ter contacto com algum alimento muito frio, quente ou ácido.
• Branqueadora: Evita e remove manchas, pois contém substâncias abrasivas. Estes produtos devem ser indicados por um dentista. O uso incorreto pode danificar o esmalte dos dentes.