telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: Como usar comprimidos para o enjoo?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

iStock

Enjoo sempre que tenho de fazer viagens. Sei que há uns comprimidos próprios para isto. Têm efeitos secundários? É preciso receita ou posso comprá-los diretamente na farmácia?
Raquel, Viseu

Não deve tomar comprimidos para combater o enjoo sem avaliação médica prévia, pois a sua utilização deve ser decidida em função de outras doenças ou tratamentos que esteja a fazer.
Como acontece com qualquer medicamento, também estes comprimidos podem provocar efeitos secundários temporários, embora pouco frequentes: perturbação da visão e sonolência. Além disso, é desaconselhável o seu uso crónico.
O enjoo resulta geralmente da diferença entre as informações de equilíbrio que são enviadas ao cérebro vindas dos olhos, órgãos do equilíbrio (ouvido internos) e articulações e músculos do corpo.
Prefira os lugares perto da janela ou nas filas da frente.
Tente manter o olhar fixo num ponto mais distante do horizonte (que parece quase imóvel), pois permite ter um ponto de referência visual que ajuda o nosso cérebro a integrar mais facilmente as informações do equilíbrio. Evite ler, falar ao telemóvel ou jogar durante a viagem. Lembro ainda que os comprimidos devem ser tomados uma hora antes da viagem.