telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: Tenho dores muito fortes no pulso. Será do computador?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TeleNovelas

iStock

Passo muitas horas ao computador, quer no trabalho quer em casa. Nos últimos meses, tenho tido umas dores muito fortes no pulso. Disseram-me que tenho síndrome do túnel cárpico.
Será do rato?
Helena, Almeirim


Quando usa o rato ou o teclado, costuma forçar o punho sobre a mesa?
Deve apoiar-se sempre o antebraço (e não o punho), um pouco à frente do cotovelo, usando o rato com os dedos e sem esforçar o punho.
Quando apoiamos o braço esticado sobre as articulações do punho, ao mesmo tempo que os tendões dos dedos fazem pequenos movimentos repetitivos, podemos estar a provocar inflamações ou tendinites dolorosas e incapacitantes.
É possível que tenha desenvolvido uma lesão musculoesquelética ligada ao trabalho (LMELT): síndrome do túnel cárpico, tendinite ou outra.
O médico do Trabalho da sua empresa, após avaliação, poderá propor restrições para algumas das suas tarefas, para além de eventualmente participar essa sua lesão como doença profissional e/ou encaminhá-la para a especialidade de Ortopedia.
Evite o uso excessivo do rato, preferindo as teclas com setas e atalhos.
Também as técnicas de datilografia distribuem os movimentos por todos os dedos, evitando o uso esforçado de apenas alguns músculos e tendões.