telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: Como evitar o refluxo?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

iStock

Acontece-me com frequência a comida voltar-me à boca pouco tempo depois das refeições. Até parece que vou vomitar, mas consigo controlar-me. Isto poderá ser provocado por alguma doença? Como posso evitá-lo?
Tânia, Gondomar


Estará a fazer refeições demasia-do pesadas, sobretudo à noite?
Embora a situação que descreve possa requerer tratamento cirúrgico de hérnias do hiato em alguns casos (para controlar o refluxo dos alimentos), a maior parte resolve-se com a modificação de hábitos alimentares e estilos de vida.
O refluxo dos alimentos à boca (refluxo gastroesofágico) costuma surgir de forma mais comum em resultado de grandes refeições com muitas gorduras, proteínas (carne) ou muito condimentadas, sobretudo à noite, quando passamos à posição horizontal.
Também o leite, se for tomado ao deitar, poderá provocar uma digestão longa e refluxo gastroesofágico. No entanto, quando consumido durante o dia pode funcionar como antiácido.
Faça refeições leves, em quantidades moderadas e a horas certas. Não se deite logo a seguir ao jantar, sendo preferível um passeio calmo. Se tiver peso a mais, deve emagrecer.
Deve ainda evitar o tabaco, as especiarias, as bebidas alcoólicas e o uso de roupa que lhe aperte a barriga.