telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

25 maneiras de queimar calorias sem stresse

Conheça alimentos e atitudes que ajudam a eliminar os quilos extra sem dieta nem ginásio.

iStock

1 Beba muita água
“A desidratação aumenta os níveis de hormonas que favorecem o ganho de gordura”, explica Pedro, que recomenda oito copos por dia. Dois deles meia hora antes da refeição para aumentar a saciedade. Assim, come menos.

2 Sem líquidos à refeição
Qualquer bebida ingerida enquanto come dilui
as enzimas digestivas e prejudica a absorção dos nutrientes. “A má digestão alimenta bactérias intestinais que ajudam no ganho de gordura”, diz o especialista.

3 Água com limão
Beber 200 ml de água com meio limão ao acordar melhora a disposição e ajuda a perder peso. 4 Já para a pista de dança! Além de ser fácil, mantém o humor em alta, promove amizades e despacha calorias.

5 Lave o seu carro
Imagine divertir-se, poupar dinheiro e ainda emagrecer? Prepare o balde, a esponja e o sabão e encontre energia para deixar o automóvel limpo.

6 Aprenda a meditar
O stresse e a ansiedade levam as pessoas a comer em excesso. Se anda nervosa, frequente aulas de meditação ou respire profundamente
em momentos de tensão.

7 Sexo em dia
A queima calórica de uma hora de sexo equivale a meia hora de corrida.


8 Passeie com o seu animal de estimação
Reserve meia hora do dia para sair com o cão. Caminhar com ele é agradável, estimula a circulação, melhora a saúde do coração e derrete 200 calorias. “Use ténis para caminhada, pois um calçado inadequado pode prejudicar o corpo”, alerta a PT Camila Russ.

9 Ande enquanto fala ao telemóvel
Aproveite que está ao telefone e caminhe como se estivesse atrasada para chegar a algum lugar.

10 Menos comida...
...mais vezes! Faça seis pequenas refeições por dia. O organismo perceberá que não ficará tanto tempo sem alimentos e não armazenará calorias. E atenção à quantidade! “Comer de três em três horas não serve para todos. Isso depende do estilo de vida de cada um”, diz Pedro.

11 Não salte refeições
Ficar sem comer engorda mais do que alimentar-se de forma inadequada. Sem comida, o corpo diminui o metabolismo e armazena o alimento consumido em seguida como gordura.

12 Boa noite de sono
Durma o suficiente, tenha horários regulares para se deitar e acordar, e abuse de hábitos relaxantes antes de dormir, como ler e conversar – esqueça o telemóvel! “O sono produz hormonas responsáveis pela queima de gordura”, conta Pedro.

13 Atenção aos lanches
Não pode comer um rissol à tarde. Prefira frutas, de preferência ácidas, como laranja, limão e abacaxi. Diuréticas, elas minimizam a retenção de líquidos. Dica: tenha frutas desidratadas ou biscoitos integrais sempre à mão.

14 Boca fechada
Conversar enquanto come é divertido, mas prejudica a saúde. A entrada de ar dificulta a digestão, aumenta os gases e promove o estiramento abdominal.

15 Coma o que emagrece
Ingerir alimentos que não engordam faz bem. Mas é maravilhoso comer algo que emagrece. Estes ingredientes chamam-se termogénicos. Precisam de maior queima de energia para serem digeridos e, por isso, aumentam o gasto calórico. Exemplos: chá verde, café, canela, gengibre.


16 Prefira alimentos naturais
Não se trata de restrição. Os produtos industrializados têm muitas calorias e pouco valor nutricional, ou seja, não alimentam e engordam. Opções naturais equilibram o organismo, o que se reflete no corpo, na mente e na saúde.

17 Use pratos pequenos
Para controlar a quantidade da refeição, opte por uma louça pequena.

18 Carro na garagem
Vá a pé ou de bicicleta. A cada hora, elimine 300 calorias.

19 Jardim magro
Cuidar de plantas relaxa e emagrece.

20 Vá pelas escadas
Subir degraus aumenta a frequência cardíaca e acelera o metabolismo. A dica é alternar a velocidade a cada lance de escada: um mais rápido e outro mais lento para o corpo não se habituar ou o exercício acaba por perder o efeito.

21 Desça do autocarro
Saia dos transportes públicos uma paragem antes do seu destino e ande.

22 Identifique as emoções
Muitas pessoas encontram nas refeições a compensação para suprir emoções más. Antes de avançar para o chocolate, descubra se a fome é real
ou apenas uma fuga.

23 Mastigue!
Quanto mais mastiga, mais o organismo libertará hormonas anorexígenas, o que garante saciedade.

24 Não fume
Fumar aumenta a inflamação do corpo, deixando o metabolismo mais lento.

25 Dê gargalhadas
Rir acelera o ritmo cardíaco e o metabolismo.