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7 motivos para incluir o ovo na ementa

Rico em nutrientes importantes para o organismo, este alimento barato e versátil pode ser considerado uma verdadeira cápsula de saúde, beleza e bem-estar.

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Se quer incluir na sua dieta um alimento que sacia a fome, tem poucas calorias e ainda a ajuda a ganhar músculos e a fortalecer o corpo, coma ovos! Além de ser um ingrediente prático, versátil e saboroso, estudos recentes deitam abaixo a fama de vilão e comprovam os diversos benefícios que ele proporciona à saúde: “A gema tem colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos a ser acusado de elevar os níveis de gordura no sangue. Mas, graças a pesquisas feitas nas últimas décadas, esse mal-
-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido. Sabe-se, hoje, que a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco as taxas dessa gordura no sangue. O mesmo não se pode dizer das gorduras saturadas (encontradas nas carnes, leite e derivados). Essas, sim, são as verdadeiras inimigas do coração”, afirma Lia Buschinelli, nutricionista. E os seus benefícios não ficam por aí: previne o envelhecimento precoce, diminui a ansiedade, fortalece as unhas e o cabelo. Sandra Wages, nutricionista, revela outras boas razões para incluí-lo na alimentação. Confira!

O HERÓI DO SEU PRATO
1 Aliado da juventude!
O ovo possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenoides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio
e selénio, que ajudam a proteger as células
da ação danosa dos radicais livres. Ou seja, combate o envelhecimento da pele.

2 Amigo do coração. A gema contém ómega 3, colina, ácido fólico e minerais. E há mais! Uma gema fornece cerca de 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Excelentes nutrientes para fortalecer os sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral, além dos ossos e dentes.

3 “Pílula” da beleza. O ovo favorece a produção de colagénio, combatendo a flacidez e deixando a pele mais bonita. Também é fonte de vitaminas do complexo B e biotina – substâncias que fortalecem o cabelo e as unhas.

4 Fonte de bem-estar. Com poucas calorias e zero gorduras, a clara está repleta de vitaminas do complexo B e proteínas. Tudo isso ajuda a melhorar o humor e a aliviar sintomas de depressão e ansiedade.

5 Parceiro da dieta. Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo aumenta a saciedade. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Experimente incluir o ovo no pequeno-almoço. Consumido nesse horário, deixa-a menos voraz ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não coma ovo estrelado – e nem combina com a manhã, não é? Deve ser mexido, escalfado ou cozido.

6 Bom para os músculos. O ovo também é excelente para manter o corpo firme. Ajuda tanto no crescimento como na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina. Por isso, a clara é a preferida de atletas e praticantes de musculação, já que a gema é mais calórica.

7 Alimento para o cérebro. A gema concentra uma boa dose de colina e substâncias antioxidantes, que contribuem para a formação de novos neurónios, diminuindo o risco de hipertensão e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.