telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório: Porque tenho otites frequentes?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

TELENOVELAS

iStock

Passo a vida a ter otites em ambos os ouvidos. O meu médico dá-me sempre a mesma medicação, mas estou farto. O que me aconselha?
Ricardo, Alcanena

Para prevenir as otites e outras doenças do aparelho auditivo, é fundamental uma vigilância regular dos ouvidos pelo médico assistente.
Muitas surgem após infeções e inflamações no nariz e na garganta. Outras surgem após mexer nos ouvidos com cotonetes ou no contacto com piscinas, praia ou mergulho.
O seu médico assistente ou um otorrinolaringologista deverão ajudá-lo a prevenir as suas otites ou a tratá-las de forma mais definitiva. Alguns doentes podem precisar de tratamento cirúrgico.
As otites médias resultam da inflamação da parte média do ouvido (atrás do tímpano) e podem formar pus que se acumula, representando risco de rotura do tímpano e redução da audição. No caso das externas, representam uma inflamação que vai da parte visível do ouvido até ao tímpano. Normalmente, resultam de alergias, calor e humidade (que favorecem as infeções). Se for este o seu caso, coçar os ouvidos pode aumentar a infeção e desenvolver uma inflamação abundante, acompanhada por pus e diminuição auditiva.
O uso de cotonetes “empurra” mais bactérias para o interior do ouvido e pode provocar infeção externa do ouvido.