telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório Dentista: tratar de dois dentes enquanto estou grávida é prejudicial para o bebé?

O dr. Pedro Ferreira Lopes responde!

yoh4nn

Tenho receio que os tratamentos de restauração possam prejudicar o bebé. O que me aconselha? Susana, 32 anos
Olá, Susana. O que pouca gente sabe é que, durante a gestação, os cuidados com a higiene oral e com os dentes são fundamentais. A ida ao médico dentista é essencial para o bem-estar da mãe e do bebé.
Da mesma forma que o pré-natal médico é valorizado quanto aos cuidados da mãe e do bebé, esta abordagem deveria ter o mesmo peso em relação aos cuidados dentários. É incontestável a sua importância para si e para o seu bebé, aumentando as hipóteses de uma melhor saúde oral.
A maior dificuldade do pré-natal dentário advém das crenças negativas associadas à gravidez e visitas ao médico dentista, sendo a principal causa o medo de que o tratamento possa ser perigoso ou prejudicial para o bebé. Se houver necessidade de outros tratamentos que exijam radiográficas é necessário relembrar-lhe que a quantidade de raios X emitidos por estes exames é muito pequena e dificilmente interferirá no feto. Mesmo assim, esse procedimento só é indicado em casos estritamente necessários e para grávidas com mais de três meses de gestação. Nada que uma boa escovagem, uma dieta adequada e um bom acompanhamento médico dentário não possam prevenir.

DICA
Um cuidadoso tratamento pode prevenir problemas na gestação, como o nascimento prematuro, além de prevenir doenças orais. A grávida deve manter um acompanhamento durante os nove meses