telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Consultório Psicologia: Gostava de ser mais desinibida. Como melhorar?

A dra. Raquel Martins Ferreira responde!

jacoblund

Sou muito tímida. Gostava de ser mais desinibida mas, sempre que quero dizer alguma coisa, não me lembro de nada. Como melhorar? Ana Rita, 18 anos
A timidez nem sempre é uma característica da nossa personalidade. É, muitas vezes, uma dificuldade em comunicar e estabelecer relações com os outros. Seria por isso importante verificar qual a sua dificuldade, de que tem medo, o que a impede verdadeiramente de fazer o que deseja. Muitas vezes, quando queremos comunicar com os outros e sentimos medo, temos tendência a desistir e evitar, sentindo-nos sozinhas, tristes, frustradas, entre outras tantas coisas.
O ter consciência de que existe esta dificuldade é um ótimo ponto de partida. Há que perceber há quanto tempo isto acontece e se, no passado, aconteceu alguma coisa que possa ter desencadeado este medo e/ou dificuldade. Terá medo de não ser aceite? Da opinião que os outros irão dar perante aquilo que quer dizer? Terá demasiadas expectativas relativamente a esse momento? Ao longo da nossa vida, perante determinadas situações, vamos formando crenças, ou seja, formas de pensar na maior parte das vezes inconscientes que não só dão significado às nossas experiências como nos fazem agir de uma determinada forma. Uma coisa que pode fazer é treinar em frente ao espelho, no caso de ter de fazer uma apresentação, por exemplo, ou escrever tópicos importantes sobre o assunto.