telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Solução de autocura: A vida com outros olhos

Conheça a técnica alternativa que promete melhorar uma série de problemas de visão, como miopia, cataratas e glaucoma.

chombosan

Acreditaria se alguém dissesse que é possível ver melhor sem depender de cirurgias e até de óculos? Segundo Tatiana Gebrael, terapeuta ocupacional e especialista em melhoria natural da visão pela School for Self Healing (EUA), é possível. A autora faz parte de um grupo de especialistas que adotaram o método Self Healing (autocura), criado pelo ucraniano Meir Schneider, que aprimorou a técnica após recuperar de uma cegueira. Hoje, mais de 7 milhões de pessoas no mundo são adeptas do método.

De olho nas emoções
Pouca gente sabe, mas numa situação de stresse, raiva
ou ódio, os nossos olhos são afetados. Tudo isso só reforça um sentimento que cega, pois nessas ocasiões o nosso organismo ativa uma série de substâncias que nos fazem preparar o corpo para um tipo de luta: a frequência cardíaca aumenta, a adrenalina acelera e as nossas pupilas dilatam. Quando isso acontece, a visão fica mais embaçada e perde o foco. Confira algumas emoções, pensamentos e hábitos relacionados com problemas de visão. Quem sabe algo não muda em si?

Hipermetropia
Pessoas com este problema veem mal ao perto. Então é comum só pensarem no futuro – elas tentam ver o que está ao longe... Geralmente, são pessoas que têm a personalidade de estar um passo à frente e isso pode ser um sistema de escape para fugir às obrigações do presente.
Exercício: tente colocar um pouco mais de rotina no seu dia a dia e faça atividades que têm regras definidas, sem deixar tudo à “solta”.

Miopia
Quem é míope tem dificuldade de ver ao longe. Muitos desenvolvem-na no período das provas de acesso à faculdade ou no primeiro emprego, porque não sabem o que trará o futuro. Se é míope, já parou para pensar por que os óculos trazem tanta segurança?
Exercício: tente não colocar os óculos assim que acordar. Vá para a janela e olhe o mais longe que puder. Viu borrões? Desfrute deles. Não fique chateada por não ver.

Astigmatismo
A córnea é uma parte do olho extremamente flexível. O problema aparece em pessoas inflexíveis, que ficam irritadas com tudo.
Exercícios: trabalhe a sua flexibilidade. Movimente os seus olhos e o seu corpo. Ponha uma música que a alegre e dance de forma livre. E aprenda a rir-se de si mesma!

Cataratas
Muitas vezes, pessoas com cataratas não querem desapegar-se de uma realidade ou vê-la. O problema tem a ver também com situações que apanham de surpresa.
Exercício: para quebrar padrões mentais, faça uma análise do que tem acontecido na sua vida. O que não quer ver?

Glaucoma
Quem sofre com a pressão interna dos olhos geralmente coloca muita em si mesmo. O glaucoma tem a ver também com o conflito de que tudo precisa de ser examinado minuciosamente. São pessoas tensas e com o pescoço duro.
Exercícios: massagem e exercícios físicos, como pedalar, dançar e nadar, são muito eficazes porque causam uma sensação de liberdade.

6 Alimentos poderosos

Ovo
A gema do ovo possui luteína, substância que tem propriedades antioxidantes, o que ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Vegetais
escuros Alimentos como espinafres e couve também possuem luteína, além de vitaminas A e K, ótimas para o fígado. Segundo a medicina chinesa, o fígado está ligado diretamente à saúde
dos olhos.

Mirtilo
Possui vitaminas, sais minerais e propriedade antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres.

Cenoura
Contém carotenoides e vitamina A, que ajudam na visão noturna.

Peixes
Ricos em ómegas, ótimos para regular a produção de lágrimas.
Água de coco Tem 47% de ácido hialurónico, substância que compõe o olho, melhorando a visão.