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Consultório Nutrição: Como emagrecer de forma equilibrada?

O dr. Alexandre Fernandes responde!

MUSTAFA ARICAN

Gostava de perder peso mas sem entrar em dietas loucas. Meço 1,60 m e peso 75 quilos. Qual seria o peso ideal? O que devo cortar na minha alimentação? E líquidos? Devo beber quanto? E às refeições, deve-se ou não beber? Juliana, Moita

Segundo o índice de massa corporal (IMC), o seu peso está situado num intervalo entre os 48 kg e os 63,5 kg. Abaixo dos 48 kg encontra-se em risco de magreza e acima dos 63,5 kg já está com excesso de peso. Se é uma pessoa saudável, o que pode fazer são algumas restrições alimentares – associadas às gorduras (manteiga, margarina, óleos, azeite, etc.) e aos farináceos (pão, bolachas, tostas, arroz, massas, batata, etc.) para metade do que por norma ingere. Aumente o consumo de saladas frescas e pouco temperadas, de legumes cozidos e frutas da época porque são mais naturais e saborosas. Tente reduzir ao máximo aqueles alimentos ricos em gorduras, sal e açúcares, como é o caso das refeições pré-confeccionadas, doces e bolos, refrigerantes, salgadinhos e produtos de charcutaria e salsicharia. O ideal é que beba aproximadamente 1,5 l de água por dia – também pode optar por infusões, chás e águas aromatizadas, por exemplo, desde que não sejam adoçadas com açúcar. Durante as refeições, um copo de água é tolerado e não vai causar qualquer tipo de malefício ao organismo! E lembre-se de consultar um nutricionista assim que tenha disponibilidade.