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O que fazer quando está numa dieta e deixa de perder peso?

O dr. Alexandre Fernandes responde!

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Estou a fazer uma dieta com base em grelhados, saladas e duas peças de fruta por dia, bebendo bastante água. Mas, depois de perder cerca de 8 quilos em 3 meses, agora os ponteiros da balança não baixam. O que me aconselha a alterar?” Ana, por e-mail
O ideal mesmo é aconselhar-se com o seu médico assistente e/ou o nutricionista porque podem ser várias as razões para que o seu organismo tenha deixado de emagrecer. Disfunções hormonais, toma de determinados fármacos e/ou suplementos, alguma doença que possa ter aparecido, pré-menopausa, etc. Até à consulta tente cumprir no mínimo 6 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), não esteja mais de 3 horas sem comer, procure ingerir alimentos da época porque são mais saborosos e naturais, mastigue muito bem os alimentos, beba 1,5 l de água diariamente, opte por variar as suas refeições também para cozidos e assados no forno, evite os molhos ricos em gorduras e faça um jejum noturno não superior a 8 horas. E é fundamental acompanhar a dieta com exercício físico. Se não tiver condições para a prática de exercício num ginásio, a Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos caminhar, com uma passada vigorosa, 30 a 45 minutos por dia – o mais importante é evitar o sedentarismo.