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Saúde

20 alimentos que melhoram o humor

É um facto: o segredo da felicidade é influenciado também pelo que colocamos no prato. Veja os alimentos que melhoram a qualidade de vida.

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Os principais alimentos que roubam a nossa energia e deixam o humor em baixo são os hidratos de carbono refinados e os alimentos fritos e gordurosos. O nutricionista Gabriel Gavazzi afirma que o primeiro grupo dá um pico de energia, mas ela é absorvida rapidamente pelo corpo, originando essa sensação. “Já os alimentos gordurosos, que são difíceis de serem digeridos, exigem que o organismo concentre muita energia e sangue para fazer a digestão”, diz.

Leite e ovo
O leite é considerado uma das melhores fontes de cálcio, melhorando principalmente a saúde dos dentes e dos ossos. Além disso, tem proteína, eficaz na recuperação e crescimento muscular. Já o ovo é rico em vitaminas e minerais que estão associados ao bom funcionamento do cérebro e combate o envelhecimento das células. “Os dois alimentos possuem triptofano, fundamental na formação de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar, e regulam o sono.”

Vegetais verdes-escuros
Alimentos como brócolos, espinafres e couve são ricos em ácido fólico e potássio, essenciais para combater o cansaço, fraqueza e insónia. Eles também contêm grande quantidade de magnésio, mineral fundamental para a produção da serotonina, que aumenta a sensação de saciedade e o bom humor.

Frutas
Banana, maçã e laranja fornecem vitamina C e ácido fólico, que estão diretamente associados ao melhor funcionamento do sistema nervoso, garantindo energia, combatendo o stresse e prevenindo a fadiga.

Oleaginosas
Castanhas-de-caju, do pará, amêndoas e nozes contêm antioxidantes, como o selénio, que ajudam a combater
o stresse e a ansiedade. O ómega 3 melhora a saúde cerebral. Consuma três unidades de castanhas, cinco de nozes e 12 de amêndoas.

Chocolate
O cacau é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Mas para fazer bem, o doce precisa ter pelo menos 50% de cacau na sua composição. Ou seja, quanto mais amargo for, mais benefícios tem. O ideal é consumir 20 g por dia.

Pimenta
Principalmente a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são ricas em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância do bem-estar.

Aveia e centeio
São ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que melhoram o intestino, combatem a ansiedade e a depressão. O ideal é consumir três colheres (sopa) por dia.

Carne vermelha magra e frutos do mar
São ambas fontes de proteína. Ajudam, por isso, na recuperação e desenvolvimento muscular e são ricas em vitamina B12 e ómega 3, que revertem sintomas de depressão e perda de memória.