telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Saiba se os bronzeadores são realmente perigosos

O dr. Jorge Barroso Dias explica!

" "

Demoro muito tempo
a ganhar cor no verão 
e nunca fico completamente
 bronzeada. Gostava
 de experimentar um
bronzeador para ir à praia 
já com uma certa cor,
 mas não sei se são
 perigosos para a pele.
 Alice, Setúbal
De um modo geral, deve evitar os produtos artificiais, protegendo a sua pele de agressões e evitando o desenvolvimento de alergias ou o envelhecimento precoce.
Os bronzeadores artificiais contêm pigmentos que se agarram à pele (sem ser necessária exposição solar) e lhe dão um tom mais escuro, “colorindo-a”. No entanto, podem contribuir para o desenvolvimento de certas bactérias, prejudicando a libertação de gordura em excesso produzida nas glândulas sebáceas e levando ao surgimento de acne.
Sendo um país tradicionalmente soalheiro, Portugal tem muitos dias de sol ao longo do ano, mesmo durante os meses frios. Assim, seria preferível que optasse por se expor todos os dias uns minutos ao sol, nem que seja com passeios e corridas ao ar livre. Dessa forma, poderá conseguir obter o tom de pele que pretende sem se bronzear “à força”. Lembro ainda que 15 minutos diários de exposição solar promovem igualmente a produção da vitamina D, que ajuda os ossos a agarrarem o cálcio e a prevenir a osteoporose.