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Como amenizar a retenção de líquidos?

O dr. Alexandre Fernandes responde!

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"Faço muita retençãode líquidos. Que alimentos devo privilegiar para amenizar este efeito?" Mafalda, por e-mail

O ideal é procurar as razões da existência da retenção de líquidos, que podem ser várias. Desde alterações hormonais, passando pela existência de determinadas doenças e a toma de suplementos e medicamentos até uma alimentação rica em alimentos com bastante sal e gorduras, tais como refeições pré-confecionadas, doces e sobremesas, alimentos de charcutaria e salsicharia, etc. Para combater e prevenir este problema, o ideal é beber bastantes líquidos – preferencialmente água e, no mínimo, 2 litros por dia. Outros líquidos, e boas opções à água, podem ser infusões, chás, tisanas, caldos e sumos não adoçados. Alimentos ricos em água, tais como legumes (tomate, nabo, cenoura, rabanete, cebola, couve-flor, etc.) e frutas (melancia, melão, meloa, laranja, ananás, etc.), são excelentes escolhas para serem incluídas diariamente na alimentação.
Um conselho fundamental para evitar a retenção de líquidos é reduzir o consumo de sal (cloreto de sódio), já que uma excessiva ingestão faz com que o corpo acumule líquidos de que não necessita. Em vez do sal, para temperar as suas confeções/refeições, utilize com frequência as ervas aromáticas e também as especiarias. Consultar um nutricionista é aconselhado para a prescrição de um plano alimentar personalizado bem como a prática regular de exercício físico é recomendado para que possa transpirar um pouco e eliminar todos esses líquidos acumulados.