telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Dieta: truques fáceis para resistir às tentações

Não precisa de abandonar a dieta porque não consegue resistir aos petiscos. Saiba fintar a fome.

YinYang

Croissants, salgados, bolinhos... As opções de refeições da tarde nas pastelarias são deliciosas, mas nem sempre são as escolhas mais saudáveis para o nosso organismo. O mesmo se pode dizer dos salgadinhos que vêm em pacotes, prontos para serem petiscados. “Por serem industrializados, costumam ter muita gordura e sódio”, explica a nutricionista Glória Justo. E há até quem acabe por abandonar a dieta por sentir fome e não encontrar opções satisfatórias para comer no intervalo entre as refeições. Mas acredite: é possível fazer substituições que beneficiam o organismo sem perder no sabor!

Para não sair da linha
“Se está a seguir uma dieta e a passar fome, é provável que a quantidade ou variedade de alimentos do cardápio precise passar por um ajuste”, alerta a nutricionista. O ideal é que essas pequenas porções de alimentos sejam consumidas até três vezes por dia: no intervalo da manhã, da tarde e após o jantar (ceia). O conteúdo delas varia de acordo com o seu gosto. Se à tarde tem o hábito de consumir doces, frutas secas são boas opções para matar essa vontade. Damasco ou tâmaras têm o sabor adocicado e também são ótimos aliados. Já se prefere salgados, aposte no consumo de oleaginosas, como nozes ou castanhas.

Alimentação 
equilibrada sempre
“Desembalar menos e descascar mais: esse é o lema que deve ser seguido por quem está à procura de uma vida mais saudável”, adianta Glória. Para manter a ementa equilibrada no resto do dia, aposte no consumo de frutas, verduras e legumes. Carboidratos também são importantes! Evite os de origem simples (como arroz e farinha brancos) e prefira as versões complexas e com mais fibras (integrais, além de batata-doce). Aposte também em alimentos funcionais que ajudam a acelerar o metabolismo: gengibre, canela, sumo de limão... que aumentam a imunidade e a perda de peso.

Água, sempre!
Nunca descure a hidratação. Com muito ou pouco calor, mesmo sem sentir sede, deve beber dois litros de água por dia.

Hábitos saudáveis
Manter hábitos de alimentação saudáveis e praticar atividade física regularmente é o melhor caminho para quem quer emagrecer com saúde. Aqui ficam dicas para ajudá-la.
1 Não salte o pequeno-
-almoço: após uma noite de jejum, o corpo precisa de componentes para acelerar o metabolismo. O ideal é fazer a refeição até uma hora após acordar.
2 Melhore as saladas: as folhas são ricas em fibras e nutrientes. Para impulsionar ainda mais o metabolismo, acrescente um pouco de salmão ou atum. Quer opção mais barata? Opte por sardinha!
3 Fique tranquila: quando os níveis do cortisol, hormona do stresse, estão muitos altos, o corpo não consegue queimar gordura. Para amenizar o nervoso, pratique atividade física regularmente.
4 Durma tranquilamente: uma noite de sono de oito horas ajuda a acelerar o metabolismo. Para dormir melhor, experimente ficar sem ver o telemóvel por 30 minutos antes de ir para a cama, pois a luz do aparelho não deixa a mente relaxar.
5 Hidrate-se: beber água 
é importante. A bebida 
otimiza as reações químicas 
do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais ágil.