telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Que altura devem ter os saltos dos sapatos?

O dr. Luís Teixeira explica!

PeopleImages

Qual é o tamanho de salto que devo usar? Adoro os altos, mas sei que causam deformações na coluna, porém, os rasos também não me fazem bem. Qual é a altura ideal? Rute, por e-mail
É muito importante que o calçado, primeiro que tudo, conceda estabilidade ao pé para evitar quedas e, em segundo lugar, que os saltos não sejam excessivamente altos (até 3 ou 4 cm aproximadamente) nem rasos e que correspondam ao número correto da pessoa para que os sapatos não fiquem apertados nem folgados.
O salto excessivamente alto condiciona um aumento da lordose lombar (curva de concavidade posterior da coluna lombar) com aumento da carga sobre os discos vertebrais e facetas articulares, condicionando o aumento das dores da coluna. Já os saltos rasos podem provocar dores na região do calcanhar.
Os modelos dos saltos também podem pesar na equação no momento da escolha, já que os do tipo fininho forçam uma maior pressão sobre os calcanhares enquanto os mais largos são menos prejudiciais. Quando se usa saltos diariamente deve-se, quando possível, retirá-los e apoiar os pés no chão enquanto estiver sentada. Por outro lado, os exercícios para os pés são importantes para aliviar as dores, nomeadamente os alongamentos dos isquiotibiais (perna) prevenindo cãibras, inchaço e dores. No seu caso, se já sofre de dores na coluna, deve escolher modelos mais baixos e confortáveis, com saltos mais largos e um maior apoio. Opte também por uma terapia, como a hidroginástica ou a fisioterapia.