telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

O que fazer quando o dinheiro motiva discussões na relação?

A dra. Raquel Martins Ferreira responde!

FatCamera

O meu marido e eu temos um ótimo relacionamento mas discutimos por motivos financeiros. Ele está sempre a controlar-me e não aprova as minhas escolhas. Já eu gosto de me sentir livre para gastar dinheiro, uma vez que tenho todas as nossas contas em dia. Rita, por e-mail

Um dos grandes desafios enquanto casal é o que está relacionado com finanças. Infelizmente não estamos habituados a falar sobre dinheiro em família, o que faz muitas vezes dele um tabu. Em primeiro lugar, o autoconhecimento nesta matéria é importante, ou seja, compreender qual é o nosso perfil financeiro significa saber porque, onde e quando se gasta. Desta forma conseguimos perceber que algumas despesas que temos podem ser dispensáveis. Outro aspeto importante é conversarem abertamente sobre o assunto, conciliando interesses e definindo à partida o plano financeiro do casal. Ou seja, onde é que o par quer investir, qual o património que pretende adquirir e/ou manter, bem como quais os projetos e sonhos dos dois enquanto parceiros. Para além disso, é essencial que ambos saibam quais são as ideias e interesses individuais e que cada um saiba respeitar isso. Os planos individuais de cada um, ao interferirem financeiramente na vida do casal, devem ser discutidos como tal, percebendo se são ou não possíveis.
Por último, muitos pares optam por uma conta conjunta. No entanto, a independência financeira é, também ela, muito importante ainda que tenha de haver cooperação entre os dois. A independência financeira permite que cada elemento do casal faça a sua gestão, evitando quaisquer conflitos.