telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Descubra qual o método contracetivo mais adequado ao seu organismo

A dra. Marcela Forjaz explica!

hidesy

Esqueço-me sempre de tomar a pílula e já apanhei alguns sustos. Falaram-me do DIU, mas também já me contaram sobre mulheres que engravidaram usando este método. Tenho 30 anos, ainda não desejo ser mãe e gostaria de saber se existe algum outro método para o meu caso. Matilde, Lisboa

A taxa de sucesso da utilização do DIU é idêntica à da da pílula quando esta é feita de forma perfeita: sem esquecimentos, a horas certas, sem fatores externos interferindo com a sua eficácia.
Porém, em alternativa ao DIU, se o seu problema se prende apenas com o esquecimento, pode utilizar contraceção hormonal (como a pílula) só que por uma via de administração diferente. São disso exemplo o anel vaginal e a contraceção transdérmica (o chamado “autocolante”). O anel é retirado a cada três semanas e existe uma aplicação que a avisará, para que não haja falhas. Ou pode simplesmente colocar um alarme no seu telemóvel. A administração transdérmica é trocada uma vez por semana, facilitando também uma toma mais eficaz, sem dias esquecidos pelo meio.
Recomendo que converse sobre essas alternativas com o seu ginecologista ou na sua consulta de Planeamento Familiar.