telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Como evitar o mau cheiro dos pés?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

PeopleImages

Provavelmente por andar com os sapatos molhados da chuva durante o dia, tenho sentido que os meus pés ficam com muito mau cheiro. O que posso fazer para impedir que isto aconteça? Ricardo, Lisboa
Para além de poder provocar mau cheiro nos pés, a humidade retida nos sapatos facilita o desenvolvimento de bactérias e fungos com risco de infeções (pé-de-atleta, infeções bacterianas secundárias, etc.). Se for o seu caso, poderá necessitar de avaliação e tratamento médico adequado. Existem pomadas de venda livre em farmácias que ajudam a retirar o suor e mau cheiro dos pés. Palmilhas absorventes e um pó antifúngico nos sapatos (não use pó de talco) poderão ser igualmente benéficos. Sobretudo em situações como a que descreve, não use os mesmos sapatos dias seguidos. Areje-os muito bem num lugar sem humidade, se possível ao ar livre (evite guardá-los em compartimentos fechados). Deve também deitar fora o calçado que já estiver velho ou com o interior a deteriorar-se.
Redobre os cuidados de higiene: lave os pés 2 a 3 vezes por dia e mude de meias 1 a 2 vezes por dia (as de algodão absorvem melhor o suor).