telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Saiba como contrariar o inchaço matinal

O dr. Pedro Vasconcelos explica!

Koldunov

Quando acordo, a minha cara está sempre inchada. Uso água fria em abundância para ver se fica mais apresentável. Há alguma coisa que possa fazer para evitar este problema? Fernanda, Alcântara

Cara Fernanda, o problema que coloca é muito comum, sendo denominado de edema facial matinal, não se conhecendo com exatidão a sua causa. Sabemos, contudo, que certas pessoas terão uma maior tendência a que, após um período relativamente prolongado em posição horizontal, se acumulem fluídos nos tecidos da face. Este edema tende a resolver-se espontaneamente ao longo das primeiras horas do dia, à medida que esses fluídos são reabsorvidos da pele para a circulação. O tempo que demora até que desapareça varia muito de pessoa para pessoa.

As pálpebras são as regiões anatómicas mais propensas a que este fenómeno ocorra, porque têm uma pele extremamente fina e um tecido subcutâneo particularmente frouxo. Certos fatores são igualmente conhecidos como sendo responsáveis por esta situação, nomeadamente estados de desidratação, consumo de sal ou bebidas alcoólicas e certas alergias sazonais. Se sofre deste problema, será ainda mais recomendável que mantenha uma boa ingestão hídrica diária. Deve também evitar o sal e as bebidas alcoólicas e, na época do ano mais propensa a quadros alérgicos (a primavera e início do verão), deverá manter-se afastada de pólenes, esporos e outras substâncias, sobretudo aquelas que já conheça como sendo desencadeadoras de alergia em si. Se o seu quadro de edema facial tem uma relação importante com uma base alérgica, deverá consultar o médico, no sentido de averiguar se tem indicação para iniciar terapêutica anti-histamínica, que poderá ser feita apenas nas crises ou de forma mais prolongada.

Infelizmente, não existem medidas terapêuticas rápidas e completamente eficientes. O recurso a água fria, como já faz, é um bom cuidado, podendo aplicar compressas embebidas em água fresca, entre 10 a 20 minutos. As medidas mais apropriadas para minorar este problema não têm ação imediata, requerendo uma abordagem de médio e longo prazo. Entre estas, destaca-se a prática regular de exercício.