telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Qual a quantidade máxima de álcool que pode beber antes de conduzir?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

kupicoo

Não abdico de um copito às refeições, mas não quero arriscar uma multa quando tenho de conduzir. Qual o máximo que posso beber sem ser detetado no teste do álcool? Manuel, Setúbal

O risco maior e mais grave não é o de uma multa mas, sim, da sua vida e de terceiros. Beber antes de conduzir é sempre um ato de risco de acidente!

Um só copo de vinho ou de cerveja pode provocar uma taxa de álcool no sangue de 0,2 g/l. Embora seja inferior à taxa legal permitida, esta quantidade já é suficiente para provocar alterações de comportamento e da capacidade de resposta neurológica.

Mesmo em pequenas quantidades, o consumo de álcool reduz sempre a capacidade de conduzir, de pensar ou de recuperar os reflexos perturbados.

Lembro-lhe que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, os acidentes de viação em Portugal continental, durante o ano de 2016, fizeram 563 vítimas mortais e 41.105 feridos (dos quais 1999 foram graves).

Além disso, dos 47.824 condutores implicados em acidentes de viação que foram submetidos ao teste de alcoolemia, 1914 tinham taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gramas por litro de sangue.

Seja responsável e proteja a sua vida e de terceiros. Se beber, não conduza! Se conduzir, não beba!