telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Como distinguir a vista cansada da necessidade de usar óculos?

O dr. Jorge Barroso Dias explica!

SensorSpot

Como quase todo o meu trabalho é feito ao computador, fico muitas vezes com os olhos a doer e com dificuldade em focar. Será apenas vista cansada ou estarei a precisar de óculos? Rosa, Aveiro


A avaliação oftalmológica regular é fundamental em profissões como a sua. Deve pedir o apoio do médico do Trabalho da sua empresa ou do seu oftalmologista. A observação de um visor por longos períodos de tempo obriga a um esforço importante dos músculos oculares. Também a proximidade excessiva do visor pode originar fadiga, com consequente redução da acuidade visual.
O monitor do seu computador encontra-se corretamente posicionado? Deveria estar a uma distância entre 50 e 70 cm dos seus olhos, de frente e num ângulo visual máximo até 30o abaixo da horizontal.
Também é muito importante que fique perpendicular às janelas e a uma distância mínima de 1,5 m, de forma a evitar os reflexos. No caso das fontes de luz natural, devem ficar do lado oposto ao braço com que se escreve. Faça pausas para descansar os olhos, aproveitando para efetuar exercícios: olhe para um ponto distante e depois para a ponta de caneta que faz aproximar e afastar da cara.